Tecnologia

WhatsApp começa a fazer transcrição de mensagens de áudio

Novo recurso está sendo liberado gradativamente para todos os usuários da plataforma
Imagem: Unsplash/Reprodução

Depois de meses de testes no Android e iOS, o WhatsApp está, finalmente, liberando a ferramenta de transcrição de mensagens de áudio para todos os usuários a partir desta quinta-feira (21). Com isso, os usuários poderão ter acesso ao teor integral dos conteúdos de voz mesmo em ambientes muito barulhentos.

Black Friday
Smartphone Motorola Moto G34 5G 256GB 8GB RAM
R$ 1.110

“Estamos animados em apresentar a transcrição de mensagens de voz. As mensagens de voz podem ser transcritas em texto para ajudar você acompanhar conversas, independentemente do que esteja fazendo”, de acordo com o comunicado da empresa.

O recurso está sendo liberado gradativamente e deve estar disponível para todos os usuários em algumas semanas. A Meta afirma que a criptografia de ponta a ponta também protege as transcrições. Isso significa que nem mesmo o mensageiro tem acesso aos conteúdos.

Como usar o novo recurso de transcrição

A novidade não vem ativada por padrão. Por isso, os usuários precisam acessar: “Configurações” > “Conversas” > “Transcrição de mensagens de voz” e ativar a função.

Para finalizar o processo, basta escolher o idioma de preferência para as transcrições — português, espanhol, russo, hindi e inglês.

Em seguida, para testar o funcionamento da ferramenta, basta tocar e segurar sobre uma mensagem de voz em qualquer conversa e selecionar a opção “Transcrever”.

As primeiras informações sobre a funcionalidade começaram a surgir ainda em 2021. Na ocasião, uma série de vazamentos revelaram que a companhia estava trabalhando em uma ferramenta de transcrição de áudios que não tinha data para ser lançada. Porém, alguns meses depois, o projeto foi abandonado pela empresa.

Por fim, a função ressurgiu em 2023 em testes para integrantes do programa beta no iOS e demorou bastante para chegar à plataforma rival. Só no primeiro semestre deste ano o recurso apareceu no Android, mas, mesmo com a demora, isso foi um indicativo de que a Meta tinha planos para lançar a ferramenta — o que se concretizou oficialmente nesta semana.

VEJA TAMBÉM

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas