Golpes envolvendo o WhatsApp têm se tornando cada vez mais frequentes. Os mais comuns são quando criminosos clonam perfis (ou simplesmente usam fotos de usuários conhecidos) e pedem quantias de dinheiro para familiares e amigos. Outros ainda roubam a conta da vítima, conseguindo conectá-la em outro aparelho.
Felizmente, assim como outras plataformas da Meta, o WhatsApp conta com alguns recursos para manter a conta de seus usuários mais segura.
Uma das principais recomendações dos desenvolvedores do mensageiro é a ativação da autenticação em duas etapas, que dificulta indivíduos mal intencionados de ter acesso a um perfil em outros dispositivos.
Como ativar a verificação em duas etapas
- Primeiro abra o WhatsApp e procure pelas “Configurações” do aplicativo;
- O passo seguinte é procurar por “Conta” e na tela seguinte selecionar a opção “Confirmação em duas etapas;
- Depois disso é só clicar na “Ativar”, inserir um PIN de seis dígitos e confirmá-lo;
- Em seguida, é a hora de adicionar um endereço de e-mail de sua preferência. Esta ação não é obrigatória, mas a equipe de suporte do WhatsApp recomenda que o usuário não a ignore para ter mais segurança em sua conta;
- Depois, confirme o endereço de e-mail e clique em “Salvar” — em alguns casos o comando para finalizar a ativação da confirmação em duas etapas pode ser “Ok”.
IMPORTANTE: vale lembrar que, caso o usuário opte por não adicionar um endereço de e-mail e se esqueça do PIN, precisará esperar uma semana para redefini-lo. Então, para evitar dores de cabeça, é uma boa prática atender as recomendações do WhatsApp e cadastrar um endereço válido de e-mail.