“Caiu o WhatsApp? Baixa o Telegram!” Você provavelmente já ouviu isso em um dos vários momentos em que o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil ficou fora do ar. Mas, ao longo de seus cinco anos de vida, a estabilidade não foi o único ponto forte do concorrente. O Telegram conta, desde 2015, também com um recurso de figurinhas — que, agora, finalmente, o WhatsApp incluiu em seu leque de funcionalidades.

A novidade foi anunciada pelo WhatsApp na semana passada e, aos poucos, está chegando aos celulares de usuários de Android e iOS. Para poder enviar os stickers, você precisa ter uma versão atualizada do aplicativo (2.18.329 no Android e 2.18.100 no iPhone).

Com o recurso instalado, no iOS, abra uma conversa no aplicativo e você verá que, no espaço de digitação de mensagens, há um novo ícone de uma figurinha. Basta clicar ali para selecionar a arte que deseja mandar. Já no Android, a nova opção está dentro do ícone de emojis, que, ao ser pressionado, abre uma nova caixa com opções dos próprios emojis, além de GIFs e das novas figurinhas.

O recurso já vem com conjuntos pré-instalados, mas você pode obter outros pacotes de stickers nas lojas de aplicativos. Evidentemente, ainda não encontrará uma riqueza tão grande de opções quanto a que existe atualmente para Telegram. Mas, com a base de usuários enorme que tem o WhatsApp, é questão de tempo para que as alternativas sejam também incontáveis. E, para ajudar — já que o novo recurso do WhatsApp permite o download de stickers de terceiros —, o próprio Telegram disponibilizou 20 pacotes com cerca de 30 figurinhas cada para serem baixados e utilizados no app concorrente.

Siga o Gizmodo Brasil no Intagram

Imagem do topo: Divulgação