O WhatsApp aparentemente está desenvolvendo um recurso que usuários do Telegram vão amar dizer que já tinham há tempos: autodestruição de mensagens. A função de “mensagens que desaparecem” surgiu numa versão recente do aplicativo para Android e foi descoberta pelo pessoal do WABetaInfo que costuma antecipar os recursos do aplicativo de chats.

As mensagens que se autodestroem são bastante úteis para aqueles momentos em que você quer compartilhar uma informação sensível e não quer que fique armazenada no histórico do seu contato – ainda que seja muito inseguro, tem gente que compartilha senha ou número de cartão de crédito com a família via mensagem, por exemplo (evite isso, inclusive).

De acordo com as informações do WABetaInfo, a implementação da autodestruição de mensagens ainda está muito básica. Neste momento, só é possível escolher duas opções para que o conteúdo seja apagado: cinco segundos ou uma hora. São duas alternativas extremas e pouco usuais, convenhamos.

Capturas de tela mostram opção de que desaparecem no WhatsApp

Além disso, a ferramenta aparentemente só está disponível para chats em grupo e precisa ser definida pelo administrador. Depois de selecionada, a opção vale para todas as mensagens enviadas entre os participantes da conversa.

Ainda não sabemos quando essa opção será disponibilizada para todos os usuários e como ela deve se apresentar de fato. Nesse momento, ainda é uma ferramenta bem rudimentar.

[WABetaInfo]