Há algum tempo, o WhatsApp tem demonstrado preocupação com a legibilidade e a formatação das mensagens na plataforma. A empresa apresentou algumas ferramentas interessantes de formatação nos últimos anos. E, recentemente, testadores beta perceberam algumas novidades que devem ser implementadas em breve.
O principal objetivo das novas adições é melhorar a experiência dos usuários, que diversas vezes sofrem com limitações ou com a falta de recursos que e seriam bem úteis no dia a dia. E muitas vezes estão presentes em outros apps.
Depois de lançar opções de formatação como itálico, negrito, tachado e fonte monoespaçada, a plataforma está se preparando para implementar novas funcionalidades.
O que é “Bloco de Código”
A Meta está apostando na implementação do “Bloco de Código”, que tem como principal objetivo melhorar o compartilhamento e leitura de linhas de código. A chegada do recurso visa sanar um infame problema de formatação que quebrava linhas de maneira equivocada e exibia os códigos de maneira confusa e desorganizada.
O recurso corrige os erros de exibição das linhas. Quando os produtores disponibilizarem para o grande público, eles devem facilitar bastante a vida de desenvolvedores de software e programadores.
Posteriormente, eles poderão compartilhar trechos de projetos com colegas de trabalho com segurança. Considerando que o WhatsApp tem criptografia de ponta a ponta — e praticidade.
Já o recurso “Citação” permitirá aos usuários a consulta trechos de mensagens específicas dentro de um chat de bate-papo. O recurso é útil, principalmente, para grupos com grande número de usuários ativos. Assim, as mensagens acabam se perdendo rapidamente em razão da rapidez com que as conversas vão se desenvolvendo.
O terceiro recurso é a “Lista de Itens” que, essencialmente, promete tornar a a criação de listas dentro das conversas mais simples. Criar listas na plataforma já é possível através de outros meios. Desta vez, porém, o foco do WhatsApp é oferecer um recurso especídfico para esta finalidade.