WhatsApp permitirá sugestões de grupos nas “comunidades”
O WhatsApp Messenger está testando um novo recurso que deve melhorar o “Comunidades”, recurso que estreou no primeiro semestre deste ano.
A nova ferramenta permite que qualquer usuário sugira grupos para entrar em comunidades das quais faça parte. As sugestões ficam em uma página de “grupos pendentes”. Lá elas podem ser aprovadas ou reprovadas pelos administradores das comunidades.
A partir do momento em que o grupo for aceito, todos os membros passam a fazer parte da comunidade e passam a poder interagir entre si.
O recurso comunidades foi um das maiores novidades recentes do mensageiro e era esperado para o segundo semestre de 2022. No entanto, o lançamento foi adiado em razão de preocupações da Meta envolvendo as eleições presidenciais, no ano passado. O principal temor da gigante da tecnologia era que, com a chegada do recurso, o WhatsApp se tornasse um canal de desinformação.
Mensagens de vídeo
Outra novidade que foi descoberta no último mês no mensageiro é a possibilidade de responder conversas com vídeos curtos de até 60 segundos. Assim como acontece com os áudios, presentes desde os primórdios do app, para responder com vídeos basta segurar o botão gravação enquanto o aplicativo utiliza a câmera do smartphone.
Não é possível enviar vídeos da galeria com o recurso. São permitidos apenas conteúdos gravados em tempo real. Esta é uma forma de garantir a autenticidade do conteúdo e também uma maneira de diferenciar a ferramenta do envio de anexos, como fotos, vídeos documentos, entre outros.
Privacidade
Recentemente, todos os usuários do app receberam o recurso que oculta conversas no app. Além de esconder o diálogo na lista de chats, as notificações são silenciadas, no que, segundo a empresa, é mais uma das novidades que chegam para aumentar a privacidade.