_Tecnologia

WhatsApp planeja recurso para autodestruição de grupos inúteis

A principal novidade da atualização são os grupos que se autodestroem após o fim do "período de validade" estabelecido pelo administrador. Saiba detalhes!

Saiba tudo sobre a versão paga do WhatsApp

Imagem: Unsplash/Reprodução

Novas informações indicam que o WhatsApp Messenger está testando um recurso bem interessante que chegará em breve. A nova ferramenta servirá administrar aqueles grupos que perdem relevância e ficam apenas armazenando dados desnecessários.

O portal WABetaInfo teve acesso à versão beta da atualização, que traz correções de bugs e melhorias gerais para otimizar a experiência do app. Mas a principal novidade são grupos que se autodestroem após o fim de um período estabelecido pelo administrador.

A “data de validade” ficará disponível nas informações do grupo e, na prática, deve funcionar para ajudar os usuários a economizar espaço em seus smartphones. Ao criar o grupo será possível definir o chat para expirar em um dia, uma semana ou personalizar a data.

Muitos grupos são criados para propósitos temporários, como organizar uma festa de aniversário ou marcar um encontro com amigos no final de semana, mas em alguns casos eles acabam durando mais tempo do que deveriam.

Em contrapartida, o grande problema é que a existência deles significa manter arquivos desnecessários que podem até mesmo estar prejudicando o desempenho do aparelho.

Outros recursos lançados neste ano

O WhatsApp lançou as “Comunidades” em janeiro deste ano, um recurso que permite que um usuário envie mensagens para vários grupos de uma única vez. Para se ter uma ideia, a ferramenta permite reunir até 50 grupos com até 50 mil integrantes.

Mais recentemente, o mensageiro recebeu a possibilidade de criar stickers com uma ferramenta dentro do próprio WhatsApp. Antes disso, os usuários precisavam recorrer a aplicativos terceiros para criar as figurinhas com imagens da própria galeria.

Sair da versão mobile