Depois de mensagens que se autodestroem após um período de tempo, o WhatsApp levará o mesmo conceito para imagens enviadas através do mensageiro. É o que sugere um recurso em fase de testes na versão beta do aplicativo, que vai permitir aos usuários mandar fotos para seus contatos, que, por sua vez, só poderão visualizar o conteúdo temporariamente.

As informações são do WABetaInfo, conhecido por divulgar em primeira mão novidades que devem chegar ao aplicativo em algum momento no futuro. No caso da funcionalidade de imagens que se destroem sozinhas, o funcionamento é bem parecido com o que já acontece no Snapchat e Instagram Direct, em que a imagem enviada na conversa fica indisponível assim que o usuário a visualiza.

No WhatsApp, porém, haverá uma mudança interessante: a fotografia só vai se autodestruir quando o usuário sair da conversa em questão. Nas capturas de tela divulgadas pelo WABetaInfo, é possível notar que, ao abrir uma foto autodestrutiva, o usuário verá um aviso que diz “Esta mídia desaparecerá assim que você sair deste chat”.

Assine a newsletter do Gizmodo

Além disso, para facilitar a troca desses conteúdos que se destroem sozinhos, o WhatsApp deve adicionar um novo botão de envio. Ao selecionar uma imagem para mandar a um contato, bem próximo da caixa onde é inserido o texto, ficará um botão redondo azul. Basta tocar nele e confirmar o envio para que aquela imagem fique indisponível assim que o usuário do outro lado fechar a conversa.

É possível que o remetente da mensagem também tenha a opção de definir um tempo para que a imagem fique visível. Isso porque nas capturas de tela há um número ao centro do botão azul, reforçando essa teoria.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo

E uma outra coisa: mesmo que o WhatsApp passe a oferecer essa função de imagens autodestrutivas, ainda não se sabe se, quando o recurso chegar oficialmente para todos os usuários, o mensageiro vai avisar sobre eventuais capturas de tela das imagens temporárias. Pelo menos agora na fase beta, a pessoa que enviar um conteúdo que desaparece não é notificada sobre essa ação.

Ainda não há previsão de quando a novidade será liberada como um recurso oficial no WhatsApp.

[WABetaInfo]