Há muito tempo se fala que o WhatsApp testa formas de envio de dinheiro pela plataforma, com a empresa, inclusive, fazendo testes na Índia. Nesta segunda-feira (15), o WhatsApp anunciou que o serviço de envio e recebimento de dinheiro pelo app começará a ser disponibilizado gradualmente no Brasil a partir de hoje.

Com a solução, os usuários poderão pagar por transações feitas com contas comerciais ou simplesmente transferir dinheiro para amigos e familiares diretamente da área de chat.

Pagamento via WhatsApp

A opção de transferência de dinheiro será disponibilizada no ícone de clipe na janela do chat (no mesmo local onde aparecem as funções de enviar contato, localização e áudio), só que com o nome “Pagamento”.

Para autorizar as transações, o usuário deve cadastrar um PIN de 6 dígitos ou usar o sistema de biometria do celular.

De acordo com o WhatsApp, os parceiros iniciais da iniciativa serão cartões de débito e crédito com bandeira Visa, Mastercard, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi. Os pagamentos serão processados pela Cielo e pessoas físicas não pagarão taxas, enquanto empresas terão uma taxa de processamento para receber de clientes.

Para transações de envio de dinheiro para pessoa física, diz o WhatsApp, só será possível fazê-lo por meio de cartão de débito num primeiro momento (posteriormente será possível fazê-lo por meio de cartões de presente, por exemplo), e haverá alguns limites para operações. As pessoas poderão enviar até R$ 1.000 por transação, receber até 20 transações por dia com um limite de R$ 5.000 por mês. Já para transações com contas comerciais, poderá ser usado tanto débito quanto crédito, com a diferença que o comerciante deverá criar uma conta Cielo via Facebook Pay.

Como configurar para enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp (pessoa física)

Em vídeo, o WhatsApp explica que o usuário deve ao ícone de clipe de papel, que aparece na janela de chat, e escolher a opção Pagamento.

Como é o primeiro acesso, você poderá colocar um valor para enviar para alguém e o sistema identificará que não tem um cartão registrado.  Nesta parte, ele dará a opção “Adicionar sua forma de pagamento”.

Aí começa a parte de cadastro. Primeiro, você deverá criar um PIN de seis números, além de colocar nome e CPF. Na sequência, será solicitado que você coloque os dados bancários (seu cartão de débito ou crédito), seguido de uma confirmação de cadastro que pode ser enviada via SMS ou notificação.

Como configurar para enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp (pessoa jurídica)