WhatsApp lança Status, a mais nova cópia do Snapchat
Como parte das celebrações pelos oito anos do WhatsApp, o aplicativo anunciou nesta segunda-feira a chegada de seu mais novo recurso, o WhatsApp Status. A função nada mais é do que a cópia do serviço oferecido pelo Snapchat, agora em mais uma plataforma, após a funcionalidade ter sido replicada no Instagram, no Messenger e também em testes no próprio aplicativo do Facebook.
• Pesquisa mostra que os brasileiros se preocupam (um pouco) com privacidade no WhatsApp
• A tal brecha de criptografia do WhatsApp? É bem mais complicada do que isso
A novidade em relação às cópias anteriores é que o WhatsApp Status, assim como acontece nas conversas no aplicativo de mensagens, tem seu conteúdo criptografado. No texto de divulgação da novidade, o WhatsApp resgata a história da primeira função do aplicativo (antes da introdução da troca de mensagens), que consistia na atualização de status em textos, como na imagem abaixo. Será nesta mesma tela que os usuários poderão postar GIFs, fotos e vídeos, no modelo stories que já conhecemos: individualmente para um de seus amigos ou disponibilizando o conteúdo para todos seus contatos, por até 24 horas.
A partir do dia 28 de fevereiro, usuários de Android, iOS e Windows Phone poderão usufruir da nova função, que foi testada com usuários beta em novembro do ano passado. O WhatsApp Status segue o caminho pavimentado pelo Instagram, que percebeu que o lançamento da função tradicional do Snapchat tinha terreno para crescer também em aplicativos de formatos diferentes.
Segundo o TechCrunch, o lançamento do Instagram Stories teve impacto direto nos negócios do Snapchat, que viu sua taxa de crescimento de usuários cair de 17,2% no segundo trimestre de 2016 para 3,2%, após o quatro trimestre do ano passado. Com uma base de 1,2 bilhão de usuários mensais, o WhatsApp pode infligir mais um golpe ao Snapchat e à sua oportunidade de crescimento global, forçando o concorrente a depender mais dos usuários já existentes ou de receitas com conteúdo profissional. Para o WhatsApp, há mais uma oportunidade de arrecadação, com a possibilidade da introdução de propagandas intercaladas entre as histórias postadas, como já acontece no Instagram Stories, por exemplo.
Resta ainda, é claro, ver como a novidade será recebida pela imensa massa de usuários que hoje utiliza o WhatsApp para trocar, diariamente, 60 bilhões de mensagens, 3,3 bilhões de fotos e 760 milhões de vídeos.
Imagem do topo: Divulgação/WhatsApp