_Tecnologia

WhatsApp vai aumentar carga de spam: entenda

Ainda em fase de testes, recurso de enviar recados personalizadas para clientes pode fazer explodir o envio de spam no app

Não é só o WhatsApp: todas as redes da Meta estão com problemas

Imagem: Aarn Giri/Unsplash/Reprodução

O WhatsApp Business deve ganhar uma atualização em breve: vai permitir que empresas criem e enviem campanhas personalizadas para seus clientes. Segundo anúncio, será possível enviar mensagens como promoções, lembretes e até textos de feliz aniversário para grupos específicos.

Além disso, a empresa anunciou uma funcionalidade para criar campanhas no Facebook e no Instagram direto do aplicativo de mensagens. O comunicado não deu muitos detalhes, mas já adiantou que vai cobrar pelo recurso.

De acordo com a Meta, empresa dona do app, a novidade permitirá que pequenas empresas se conectem mais facilmente com consumidores novos ou antigos. Porém, existe também o risco nada pequeno de que o spam aumente na plataforma se ela for usada sem parcimônia.

A Meta deu alguns exemplos de como aplicar a função na vida real. O dono de um negócio poderá, por exemplo, criar mensagens personalizadas para grupos diferentes, como clientes VIP ou pessoas que não entram em contato há mais de 90 dias.

Também será possível customizar os botões de ação, como “ver item” ou “marcar horário”. Por fim, a ferramenta dá opção de enviar a mensagem instantaneamente ou agendar para um outro momento.

O recurso ainda está em fase de testes e disponível apenas na versão beta do WhatsApp Business para Android. Como é uma ferramenta para empresas, ela dificilmente aparecerá na versão normal.

Ainda em testes, recurso permite enviar mensagens personalizadas no WhatsApp Business Imagem: Meta/Divulgação

Anúncios via WhatsApp

A Meta também anunciou que já está disponível um novo recurso que permite criar anúncios no Instagram e no Facebook direto do app do WhatsApp Business.

Dessa forma, não é mais preciso ter conta no Facebook para anunciar dentro da plataforma — precisando apenas de um email e de uma forma de pagamento. Tal qual no Facebook Business, o dono do negócio poderá estabelecer um gasto diário com anúncios.

Com o novo modelo, assim que um potencial cliente clica na propaganda, uma janela de conversa do WhatsApp é aberta. Dali é possível fazer perguntas, navegar pelos produtos e fazer compras diretamente do perfil da empresa.

Isso poderá facilitar a vida de muitos empresários, que poderão concentrar sua comunicação apenas no aplicativo de mensagens.

Como parar de receber spam no WhatsApp

Sempre que o WhatsApp identifica uma mensagem de spam, o app oferece três opções ao usuário: “Bloquear”, “Denunciar” e “Continuar”. Elas fazem o seguinte:

Algumas empresas podem exibir ainda a mensagem “Parar de receber mensagens de marketing”. Nesse caso, a empresa recebe uma notificação para retirar seu número da lista de distribuição de conteúdos. Como a remoção não é automática, pode ser que leve um tempo para isso acontecer.

Sair da versão mobile