Na última semana, o Banco Central autorizou o WhatsApp Messenger a liberar o recurso de pagamentos com cartão de crédito, débito e pré-pago diretamente no app. Com a novidade, será possível pagar empresas sem sair do mensageiro.
O serviço de pagamentos da plataforma chegou no Brasil em 2021. No entanto, até o anúncio da última semana eram permitidas apenas transferências financeiras entre pessoas físicas. Isso se deve a “medidas coercitivas” aplicadas a Mastercard e Visa.
Em nota, o Banco Central revelou que “não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M)”. Mesmo assim, o recurso só deve começar a ser liberado em mais ou menos um mês.
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, comemorou o aval e disse estar ansioso para lançá-la para os usuários do mensageiro. O representante da companhia na América Latina, Guilherme Horn, disse que a novidade vai simplificar bastante a relação entre empresas e clientes.
Os pagamentos com cartões via WhatsApp deve ser de grande ajuda principalmente para pequenas empresas que utilizam o aplicativo para vender seus produtos e serviços.
A novidade, porém, não chegará imediatamente para todos os usuários. De acordo com a regulamentação, todas as instituições financeiras parceiras precisam ter ciência da liberação recurso com ao menos 30 dias de antecedência.