Seus dias de ter que pegar toda hora o smartphone para responder mensagens mesmo estando diante de um computador estão contados: o WhatsApp confirmou hoje sua versão web.
>>> [Hands-on] WhatsApp Web: como acessar o WhatsApp pelo computador
O site web.whatsapp.com já está disponível na rede para abrigar a versão para navegador do mensageiro. Ele exibe um QR Code para ser escaneado usando o aplicativo de Android, Windows Phone ou BlackBerry — o iOS não é suportado ainda, por limitações técnicas, segundo o blog.
Por algum motivo, o site só diz funcionar no Google Chrome, mas usuários dizem que ele roda normalmente no Opera.
A versão web não tem vida própria: você precisa estar com o smartphone conectado para poder acessar as conversas. O blog oficial explica:
Nossa versão para web é uma extensão do seu telefone: o navegador simplesmente reflete suas conversas e mensagens conforme estão no seu aparelho de telefone (…) Seu WhatsApp do telefone deverá estar agora conectado ao WhatsApp Web. O seu telefone precisa estar conectado à internet para que o seu WhatsApp Web funcione e, além disso, certifique-se de que você possui a versão mais recente do WhatsApp disponível para o seu aparelho.
Não faz muito tempo que os rumores de uma versão do WhatsApp para computadores começaram a circular. Entre ontem e hoje, entretanto, eles ficaram bem mais concretos: o GSM Arena publicou screenshots compartilhados no Google+ (e brevemente removidos) que mostram um gerenciador de sessões web.
O WhatsApp para web já está funcionando na versão mais recente para Windows Phone. No Android, a atualização já está disponível na Google Play Store — procure pelo app na loja e toque no botão “Atualizar” para instalar a versão já com o WhatsApp Web. [WhatsApp via The Verge e GSM Arena]
Atualizado às 18h54