Escândalos não são novidade na Wikipédia, mas uma silenciosa atualização do conselho de administradores revelou um grande problema. O site baniu recentemente 381 contas de editores que eram secretamente remunerados para atuar em interesses particulares. Em outras palavras, estes colaboradores da Wikipédia estavam secretamente recebendo (e até extorquindo) marcas para evitar que as páginas delas fossem vandalizadas online.

O golpe é bem direto: usando contas falsas, os editores fraudulentos criaram artigos completos, mas não publicados, sobre tudo, de cassinos de Bitcoin a bandas de rock. Eles então abordariam o sujeito dos artigos e ofereceriam publicá-lo por uma quantia. Caso o sujeito aceitasse a proposta, a página seria ativada.



Disso, os editores da Wikipédia passariam a oferecer um “seguro”: por apenas US$ 30 por mês, eles “protegeriam o artigo de vandalismo e evitariam que ele fosse deletado” – quase que da mesma forma que alguém paga a máfia para não ser roubado.

E nem é preciso dizer que este tipo de coisa não foi muito bem-vista pela Wikipedia Foundation. A empresa abriu uma investigação — sob o nome de “Orangemoody”, a primeira conta falsa descoberta — e averiguou o caso “do fim de abril até o começo de agosto”. Entretanto, eles acham que o golpe já existia havia um bom tempo, tendo em vista “a natureza e qualidade das edições”. Depois da investigação, a Wikipédia decidiu banir 381 contas de editores e deletar 210 artigos publicados pelas contas falsas.

A organização diz que muitos destes artigos deveriam ter sido deletados independente de como foram feitos. Mas eles estão tomando medidas extras “para prevenir que os sujeitos destes artigos continuem a ser confrontados por indivíduos que estão causando dano significativo à reputação deste projeto”.

No final das contas, cobrar para editar artigos da Wikipédia não é algo necessariamente novo. Isso ocorre há um bom tempo. No entanto, fraude e extorsão são aspectos novos que torna a Wikipédia destrutiva e ruim. E o site se esforça para ser exatamente o contrário disso. [Motherboard]