Winamp, player clássico de 1997, será ressuscitado em versão mobile
O Winamp está de volta. O famoso player de música, lançado em 1997, surge agora repaginado em uma nova versão desktop — e com a promessa de um aplicativo mobile em breve.
Durante o início dos anos de 2000, o Winamp foi um popular tocador de música MP3 para usuários de PCs Windows. Entretanto, ele foi caindo em desuso com o surgimento do YouTube (onde as pessoas podem ouvir música online), além da chegada de outros players como o Media Player ou VLC. A aposentadoria definitiva viria em 2013.
Uma primeira versão do novo Winamp surgiu em agosto do ano passado. Agora, o reprodutor de áudio ressurge remasterizado, reunindo streaming, estações de rádio, podcasts, audiobooks e downloads em um só lugar.
O novo aplicativo também deverá contar com planos de assinatura para que os usuários tenham acessos a determinados tipos de conteúdos. Entretanto, ele deverá enfrentar a forte concorrência de outras plataformas já consolidadas da atualidade, como o Spotify ou Deezer.
Além disso, os mais nostálgicos podem acabar torcendo o nariz pela reformulação completa do design e funcionalidades do Winamp. Na verdade, ele não se parece em nada com a sua versão mais antiga.
O novo Winamp também incluirá uma série de funcionalidades voltadas para criadores de conteúdo. A ideia é agradar não apenas aos antigos usuários, mas também atrair ouvintes da nova geração.
Apesar de contar com um catálogo de música limitado em relação aos seus rivais, além de ainda não disponibilizar audiobooks, ele surge como uma boa opção para quem curte escutar estações de rádio ou podcasts – incluindo dezenas de opções do Brasil e em português. Os conteúdos podem ser explorados na aba “Fanzone”, mas o sistema de busca ainda precisa ser aprimorado.
Por enquanto, o Winamp pode ser acessado por meio de navegadores de internet, mediante a criação de uma conta gratuita. Também é possível fazer um download do app para desktop – disponível somente para o Windows. Já a versão mobile para dispositivos Android e iOS deve ser lançada ainda neste ano.