A Microsoft está fazendo um evento hoje em Nova York e revelou detalhes sobre a próxima grande atualização do Windows 10, chamada Creators Update. Ela será liberada para testes ainda esta semana, e estará disponível para todos no início de 2017.

A linha Surface ganhou dois novos aparelhos, incluindo um tudo-em-um bem elegante
Windows 10 está em 400 milhões de dispositivos e terá mais segurança no navegador Edge

Um dos objetivos da Microsoft é trazer o 3D para todas as pessoas. Por isso, o Paint foi reformulado para que você possa fazer desenhos tridimensionais – falamos por aqui sobre uma versão vazada do app.

windows 10 creators update (3)

Você poderá compartilhar suas criações no site Remix3d.com, e baixar modelos 3D para editar e adaptar no seu computador. Também haverá integração com a comunidade do SketchUp, e será possível publicar tudo direto no Facebook. Basicamente, esse pode ser o ponto de partida para um usuário iniciante se aperfeiçoar e migrar para ferramentas 3D mais complexas, como Maya e CAD.

windows 10 creators update (6)

O novo Paint se integra a impressoras 3D para que você possa materializar suas criações, e até mesmo imprimir projetos do Minecraft. O Windows tem suporte nativo a impressoras 3D desde a versão 8.1, e isto está se tornando ainda mais profundo.

windows 10 creators update (11)

Além disso, a Microsoft demonstrou uma experiência Windows Capture que permite criar um modelo 3D de um castelo de areia. O app estava rodando no HP Elite x3 com Windows 10 Mobile, mas a empresa nota que quer levar isso a outras plataformas também.

windows 10 creators update (1)

A Microsoft está tão empolgada com 3D que colocou o recurso até mesmo no PowerPoint: objetos tridimensionais podem se mover nos slides (girar, por exemplo). É algo que já existia no Keynote, da Apple, mas é bom ver isso no Office também. Além disso, o navegador Microsoft Edge terá suporte a conteúdo em 3D.

Realidade virtual, jogos e mais

windows 10 creators update (10)

Há alguns meses, a Microsoft havia anunciado que diversas fabricantes teriam dispositivos de realidade virtual para o Windows 10. Hoje, descobrimos quem são elas: HP, Dell, Lenovo, Acer e Asus venderão headsets VR custando a partir de US$ 299. Eles chegarão ao mercado em 2017 junto ao Creators Update.

Não foram revelados muitos detalhes, apenas uma demonstração de um espaço virtual onde você pode assistir TV e usar apps com Skype e Paint em realidade virtual. Será possível usar alguns apps do HoloLens também, como fazer um HoloTour para Roma.

windows 10 creators update (9)

O Windows 10 Creators Update também foi projetado para e-sports e transmissão ao vivo de jogos. Com um clique, você poderá fazer livestreaming para o Beam, concorrente do Twitch que a Microsoft comprou há alguns meses. O serviço tem menos lag, porém é menos popular.

Além disso, será possível criar seus próprios torneios usando o recurso Arena no Xbox Live; isso funciona tanto em PCs com Windows 10, como no Xbox One. No evento, foi demonstrado um torneio de Killer Instinct.

windows 10 creators update (8)windows 10 creators update (12)

A última grande novidade é a integração de seus contatos à barra de tarefas para você se comunicar com eles mais rápido. Você receberá mensagens do Skype, Xbox Live e também de SMS, que serão retransmitidas de smartphones Android e Windows, provavelmente através da Cortana.

Tudo isso faz parte do Windows 10 Creators Update, conhecido internamente como Redstone 2. As primeiras builds serão distribuídas a usuários do Windows Insider ainda esta semana.