Em dezembro, um consórcio de empresas de tecnologia adotou um novo padrão para inaugurar um futuro mais seguro sem o incômodo das senhas. A Microsoft anunciou que o Windows 10 já incorpora essas especificações.
>>> O cara que inventou as senhas de computador acha que elas são um pesadelo
Isso significa que as empresas projetando tokens USB, leitores de impressões digitais e scanners de íris podem ter certeza de que essa tecnologia irá funcionar com a versão mais recente do Windows – que será uma atualização gratuita para consumidores.
A Microsoft explica que não só as empresas poderão reduzir o uso de senhas:
A versão atual do Technical Preview mostra a nossa integração com o login no Windows 10, Azure Active Directory, e acesso aos principais serviços de SaaS como o Office 365 Exchange Online, Salesforce, Citrix, Box, Concur, só para citar alguns… O Windows 10 também vai integrar o login na Conta Microsoft em nossos serviços para consumidores, como Outlook.com, OneDrive e muito mais.
Já existem diversos laptops empresariais com leitor de impressão digital, por exemplo, mas agora há um padrão que diferentes fabricantes podem adotar.
A nova especificação foi criada pela FIDO (Fast IDentity Online) Alliance, e promete “tornar a autenticação mais simples e mais resistente para todos”. O objetivo é padronizar o uso de dispositivos (como tokens USB) e dados biométricos (como impressões digitais) a fim de autenticar usuários.
A Microsoft faz parte da FIDO Alliance, assim como Google, Samsung, Qualcomm, PayPal, entre outras.
A especificação da FIDO só será útil se estiver presente em muitos lugares. Incluí-la no Windows 10 é um passo importante nesse sentido. Este ainda não é o fim das senhas, mas estamos avançando. [Microsoft via The Verge]