_Tecnologia

Windows 11: “Ctrl C” + “Ctrl V” vão ficar muito mais inteligentes com IA; entenda

Em parceria com a OpenAI, Microsoft libera API de colagem avançada para o Windows 11 que inclui recursos de inteligência artificial

Microsoft inclui IA até no “Ctrl C” + “Ctrl V” do Windows 11

A Microsoft vai incluir um novo recurso no Windows 11 para implementar inteligência artificial (IA) na área de transferência dos comandos copiar e colar. Na prática, será possível copiar textos em um idioma e colá-los já traduzidos, por exemplo. Além disso, haverá outros truques integrados à sequência “Ctrl + C” e “Ctrl + V”.

Chamado Advanced Paste (colagem avançada, em português), o conjunto de ferramentas chega na versão 0.81 do PowerToys do Windows 11. O download é opcional e faz parte dos utilitários voltados para usuários avançados do sistema operacional.

Uma vez ativada, a colagem avançada fica disponível por meio de um comando exclusivo do teclado: Windows + Shift + V. Normalmente, essa sequência de botões permite colar textos sem formatação. Porém, com a implementação de IA, o número de opções aumenta.

A inteligência artificial permite colar os textos em diferentes formatos, incluindo sem formatação, markdown e JSON. Ao ativar a opção “Colar com IA”, também vai aparecer um campo para inserir prompts com instruções de tradução, resumo, reescrita, sintaxe, entre outras.

O recurso é oferecido pela OpenAI — responsável pelo ChatGPT —, que também fornece os modelos de linguagem grande (LLM, em inglês) do Copilot.

Apesar de ser bastante útil, a colagem avançada do Windows tem limitações para funcionar. É necessário não só adicionar uma chave de API da OpenAI no PowerToys, como também comprar créditos para a conta.

Vale mencionar que os créditos da API são diferentes dos usados por contas pagas do ChatGPT. Os preços de cada modelo estão disponíveis na plataforma para desenvolvedores da OpenAI.

IA no Windows 11 é o grande foco da Microsoft para 2024

A inteligência artificial é a grande aposta da Microsoft para 2024. Nesta semana, a empresa realiza o evento anual Microsoft Build 2024, com diversas novidades para seus produtos, principalmente, com foco no assistente de inteligência artificial Copilot.

Até então, a companhia já apresentou os Copilot+ PCs, que representam a visão da Microsoft para computadores embutidos com IA. Esses computadores serão mais rápidos que MacBooks com chip M3 e terão chips exclusivos.

Além disso, a Microsoft mostrou os próximos modelos dos computadores Surface, incluindo uma versão do Surface Pro com tela OLED. Para este ano, a empresa também pretende aumentar o investimento no Windows 11 baseado em Arm para fazer o sistema rodar em chips da Qualcomm.

Sair da versão mobile