Windows 11 ganha proteção contra phishing; veja como ativar

Sistema de proteção do Windows 11 contra phishing vai avisar quando usuários se depararem com sites mal-intencionados
Windows 11 ganha proteção contra phishing; veja como ativar
Imagem: Tadas Sar/Unsplash/Reprodução

A versão 22H2, a mais nova atualização do Windows 11, ganhou uma proteção contra phishing, golpe cada vez mais comum que engana os usuários para roubar senhas de acesso a sites e aplicativos. 

Usuários que digitarem suas senhas em sites mal-intencionados receberão um alerta do antivírus Microsoft Defender SmartScreen, disse a Microsoft em nota lançada na sexta-feira (7). 

O software vai solicitar a alteração de senha para que potenciais invasores não acessem as contas e avisar quando usuários utilizarem uma mesma senha em vários sites diferentes.

Segundo a Microsoft, a proteção fica diretamente integrada no sistema operacional do Windows 11 para “entender o contexto de entrada de senha dos usuários”. 

“Como a Proteção Avançada contra Phishing do Windows 11 tem uma visão incomparável do que está acontecendo no nível do sistema operacional”, diz a nota. “Ela pode identificar quando os usuários digitam suas senhas de trabalho ou escola de forma insegura”.

Com isso, a barreira de proteção vai notificar quando usuários deixarem suas senhas em documento Word ou Bloco de Notas. “A proteção recomenda que eles excluam sua senha do arquivo”, diz o comunicado.

A Microsoft também vai cruzar informações dos sites para identificar se distribuem ou hospedam conteúdo enganoso. Quando isso se confirmar, avisará os usuários para que não se conectem naquele site com login e senha. 

Como ativar a proteção contra phishing 

Ataques por phishing enganam pessoas através de páginas falsas muito parecidas com verdadeiras. O golpe acontece ao clicar em um link ou tentar fazer login, por exemplo. Rapidamente, e-mail, telefone e senhas podem acabar na mão de criminosos. Para evitar que isso aconteça, basta seguir passos a seguir: 

  1. Abra o menu “Iniciar” 
  2. Digite “Controle de aplicativos e navegadores” 
  3. Vá em “Proteção baseada em reputação” 
  4. Ative a “Proteção contra phishing” 
  5. Marque a opção “Avise-me sobre aplicativos e sites mal-intencionados”. Isso vai permitir que o Windows 11 informe quando estiver diante de um app ou site não confiável.
  6. Marque a opção “Avise-me sobre a reutilização de senha”. Isso vai evitar a repetição de senhas ao configurar uma nova conta online. 
  7. Marque a opção “Avise-me sobre o armazenamento não seguro de senhas”. O Windows notificará se o usuário salvar senhas em plataformas de texto facilmente acessíveis.  
  8. Pronto, seu computador está protegido de ataques phishing. 

Assine a newsletter do Giz Brasil

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas