A maioria dos gamers que eu conheço ficaram com o XP depois que o Vista foi lançado, porque ele usava mais o processador e era incompatível com alguns jogos. Parece que agora não é o caso: a Steam divulgou as últimas estatísticas sobre a versão do Windows usada no serviço, e o Windows 7 já passou o Vista.

Os números são os seguintes: 42,78% usam XP, 28,53% usam o Windows 7, e 27,91% estão no Vista. Lembre que o Vista havia sido lançado três anos atrás, enquanto o Windows 7 havia sido lançado três meses atrás. Vale a pena notar também que dois terços das versões do Windows 7 são 64-bit, o que, como nota o site Ars Technica, agora é a versão mais usada do Windows no Steam, só perdendo para o XP 32-bit.

Parece que compatibilidade não é mais problema: o nosso Fabio Bracht pôde jogar diversos games no Windows 7 sem muitos problemas. E faz sentido que muita gente use o Windows na versão 64-bit, já que versões 32-bit só reconhecem até 4GB de memória — e PC gamers precisam de mais RAM.

Claro, as pessoas que jogam no Steam não representam exatamente todo mundo que usa computador, mas o fato de que a comunidade de PC gamers, sempre desconfiada de novas versões do sistema operacional, já adotou o Windows 7 em massa é algo impressionante. [Steam via Ars TechnicaNeowin; imagem via]