Mesmo quem não usa Windows sabe que (quase) tudo começa no botão Iniciar. Mas a Microsoft está planejando abandonar o clássico botão da barra de tarefas. Então como chegar ao menu Iniciar usando o mouse?

O botão Iniciar existe desde o Windows 95, portanto ele está aí por cerca de 17 anos. Mas na versão beta (Consumer Preview) do Windows 8, que vazou em screenshots, ele não está lá. No Developer Preview do Windows 8, lançado em setembro, o botão Iniciar havia sido achatado para corresponder à estética Metro: você clicava nele e chegava ao novo menu Iniciar, com as Live Tiles e tudo mais.

E agora? Segundo o The Verge, você continua levando o mouse para o canto inferior esquerdo. Fazendo isso, aparece uma miniatura do novo menu Iniciar (imagem ao lado): clique, e você chega até ele. Ou seja, na prática o botão Iniciar continua lá, só que está invisível e não ocupa espaço na barra de tarefas. E claro, você ainda pode acessá-lo pelo teclado. Nos tablets, você pode ir ao botão Iniciar deslizando o dedo na borda direita e tocando em “Start”, ou pressionando o botão físico Windows, que todo tablets com Windows 8 deverá ter. [The Verge e NeoWin; imagens via PCBeta 1 | 2]