_Tecnologia

Windows: app Fotos ganha recurso que apaga imagem com IA generativa

Recurso está em fase de testes, mas pode ser liberado em breve para todos os usuários

O Fotos, software nativo para visualização e edição de imagens do Windows, já oferece possibilidade de deletar elementos indesejados de imagens há um certo tempo. Mas, agora, este recurso está recebendo uma turbinada — graças ao poder da IA generativa. Por enquanto, a novidade ainda está em fase de testes com membros do programa insider.

A principal melhoria na ferramenta, batizada de “Apagamento generativo”, é que agora ela é capaz de gerar resultados mais coerentes e realistas que sua versão anterior, principalmente na remoção de itens que ocupam boa parte da imagem.

No exemplo abaixo, é possível ver bem como o recurso funciona na prática com a remoção da coleira do cachorro e de algumas pessoas que aparecem mais ao fundo.

Imagem: Microsoft/Reprodução

A ferramenta é bem semelhante ao “Magic eraser” dos smartphones da linha Pixel do Google. Recentemente, o recurso chegou aos dispositivos topo de linha da Samsung como parte do pacote de ferramentas do “Galaxy AI”. Em imagens modificadas utilizando IA da sul-coreana, uma marca d’água é inserida automaticamente para indicar que a imagem foi manipulada e que não está em sua versão original.

No caso do software da Microsoft, durante a edição, é possível selecionar todo tipo de objeto na imagem e removê-los instantaneamente. Graças à inteligência artificial, o espaço que ficaria vazio é completamente “reconstruído”.

Para utilizar a ferramenta basta acessar o Windows Photos, e clicar em “Editar” quando a foto estiver aberta. Depois disso, é só indicar objetos ou áreas a serem removidos. É possível ajustar a espessura do pincel de seleção para obter uma maior precisão. 

De acordo com um comunicado da Microsoft, além do “Apagamento generativo”, os novos recursos alimentados por IA “Desfocar fundo” e “Remover e substituir fundo” estão disponíveis para usuários selecionados, incluindo no Windows 10, que pela primeira vez está recebendo todas as ferramentas de IA do software que já apareceram no Windows 11.

Sair da versão mobile