A Microsoft anunciou hoje a iniciativa Windows Holographic: você coloca um headset no seu rosto e pode projetar ligações do Skype na parede, ou jogar jogos virtuais que se espalham ao seu redor.

O brasileiro Alex Kipman, cocriador da tecnologia Kinect, apresentou a novidade no palco do evento sobre o Windows 10.

Windows Holographic - conceito (2)

A Microsoft está apostando em um futuro além das telas, onde não precisamos de toques em um pedaço de vidro para interagir com o mundo digital.

O Windows 10 tem APIs holográficas para desenvolvedores criarem apps que não precisam de uma tela para funcionar. Kipman convidou desenvolvedores do Google Glass, Oculus Rift e Magic Leap para apostarem no Windows Holographic.

Microsoft HoloLens (2)

Para realizar essa visão, a Microsoft criou o HoloLens: são óculos holográficos que não precisam de smartphone nem fios. Dentro dele, há um processador, chip gráfico e algo que a empresa chama de processador holográfico.

Os óculos têm uma inferface chamada HoloStudio, que permite controlar uma interface usando as mãos e o HoloLens. Na demonstração no palco, foi criado um drone em 3D:

Nós também vimos Terry Myerson, chefe da divisão Windows, como um holograma:

Terry Myerson virou holograma

A Microsoft está entusiasmada com o potencial dos hologramas, e diz que este será “o próximo PC”. Eu espero que eles estejam realmente certos.

Atualizado às 17h49