A Microsoft está distribuindo o Windows Phone 7 aos fabricantes hoje – em outras palavras, ele está pronto. Finalizado. Completo. A Microsoft também tratou de fazer algumas modificações antes de distribuir o brinquedo por aí.

O RTM significa que os fabricantes de hardware e operadoras já podem começar a finalizar seus próprios planos para o WP7 – modificando drivers, preparando serviços específicos para cada operadora, esse tipo de coisa. Preparando as coisas para o mercado. O que não quer dizer, por enquanto, que a Microsoft está avisando quando o Windows Phone 7 chegará em nossas suadas mãos. Os rumores sobre outubro parecem os mais corretos.

A Microsoft teve tempo para adicionar um punhado de coisas na versão final, baseada no feedback que eles receberam da versão que eu pude testar. Nada de muito extraordinário – como implementação de multitarefa, ou para algumas pessoas, copiar e colar – mas coisas que ajudam. Há alguns pequenos problemas na interface que já foram corrigidos, como transformar a opção de busca em algo mais óbvio. “Detectável” é a palavra da Microsoft. E há alguns add-ons novos de Facebook: você pode filtrar seus contatos, resolvendo o problema de poluição visual da rede; será possível publicar algo no mural de amigos direto do cartão de contato no People hub; e, claro, será possível também “curtir” as coisas.

O que ainda falta e nós esperamos ver na versão final? Suporte ao Twitter já embutido. A posição oficial por enquanto é que isso virá em forma de aplicativo. Meio decepcionante. Mas, ei, pelo menos isso já foi resolvido. [Microsoft]