Nesta semana, passou a circular na internet um torrent contendo o código-fonte do Windows XP, um dos sistemas operacionais mais populares da Microsoft que, embora esteja desatualizado, ainda funciona em milhões de computadores em todo o mundo. Provavelmente não é o maior problema de segurança com o qual a Microsoft está lidando agora, mas a gigante do software não deve estar feliz com isso, já que, além do vazamento, o arquivo do torrent também inclui mais uma conspiração contra Bill Gates.

O torrent apareceu no 4Chan no início desta semana e, desde então, caiu nas mãos de profissionais de segurança e entusiastas. O Gizmodo revisou os arquivos e, apesar de não termos feito nada com eles, vários especialistas e outros meios de comunicação verificaram a autenticidade dos arquivos. Grupos privados dizem que os dados têm circulado em grupos privados há algum tempo, mas esta é a primeira vez que acontece um grande vazamento do código-fonte do Windows XP para todo o público.

A única declaração da Microsoft no momento é a seguinte: “Estamos investigando o assunto”.

O tamanho do arquivo é enorme: são 43 GB de dados. O torrent também inclui arquivos de mídia – a maior parte deles é uma coleção de patentes da Microsoft. Há ainda vários vídeos e documentos espalhando teorias da conspiração sobre o fundador da Microsoft, Bill Gates, incluindo um documentário de 30 minutos chamado “O Plano de Bill Gates para Vacinar o Mundo”. Usuários também compartilharam um torrent separado contendo apenas os arquivos do código-fonte do XP, que ocupa apenas 3 GB de espaço.

código fonte do Windows XP vaza na internet. Crédito: GizmodoCrédito: Gizmodo

Ainda não está claro o que teria motivado o vazamento, mas tudo leva a crer que os responsáveis quiseram zombar especificamente da Microsoft. Além da teoria conspiratória contra Bill Gates, o torrent inclui um DVD do documentário pró-open source The Code: The Story of Linux, um clipe de Steve Jobs zombando do DOS em 1992 e vários PDFs de artigos sobre o vazamento de algumas partes do código-fonte do Windows 10 em 2017.

De acordo com dados recentes da NetMarketShare, o XP ainda roda em pouco mais de 1% de todos os PCs do mundo. Então sim, hackers podem usar o código-fonte para aprender mais sobre o sistema para explorar ainda mais brechas. Lembrando que a última versão do Windows XP perdeu suporte da Microsoft em abril de 2019. Desde então, a plataforma não recebe mais updates de segurança.

Por outro lado, se você é um amante do Linux ou está curioso para saber o que o código-fonte esconde, o torrent pode ser uma verdadeira mina de ouro, já que é possível modificar o sistema operacional por inteiro. Também pode ser usado para informar o desenvolvimento de projetos como o Wine, software livre que permite que aplicativos do Windows rodem em Linux, macOS ou BSD.