WitchTok: novo fascínio pela astrologia e o ocultismo na era do TikTok
Quem está no TikTok provavelmente já correu o olho por um vídeo do WitchTok. “Mas que diabos é WitchTok?”, você, leitor pode estar se perguntando. Trata-se de uma espécie de sub-rede dentro do app com dicas de bruxas e debates sobre ocultismo.
Os conteúdos costumam envolver feitiços de boa sorte, manifestações e poções de proteção, por exemplo.
A tendência surge de um movimento cultural mundial em direção ao ocultismo. Há um interesse para a astrologia, numerologia, leitura de tarô, cura de cristais e outras práticas místicas, enquanto se procura respostas para um mundo incerto e caótico.
Não a toa hoje é possível encontrar perfis que se intitulam bruxos, mostram um pouco mais sobre as doutrinas e tendências misticas pelas redes sociais e muitas vezes de um jeito mais descontraído.
Confira alguns desses perfis para entender melhor — e não se preocupe, eles não são bruxos assustadores como nos filmes, bem pelo contrário.
Charmed n Dangerous.
M. Alexis, de 25 anos, começou a estudar bruxaria em segredo aos 14 anos. Como muitos outros, Alexis encontrou uma comunidade através das publicação de conteúdo sobre bruxaria no TikTok. Ela tem 48 mil seguidores.
@charmedndangerous Latino witches🥰 #bruja #Brujeria #spiritual #witchtok #witchesoftiktok #candlespell #witchy #magick #333
Hollow Hollis
A conta de Hollis é uma mistura de conteúdo bruxo que abrange astrologia, astronomia, numerologia, tarô, orientação espiritual e muito mais.
@hollow_hollis Hopefully this stops y’all from buying glass 😂😂😂 #fyp #foryou #crystals #spirituality #witchtok #spiritualawakening
Be Your Notty Girl
Stewart se concentra principalmente em trabalho ancestral e formas alternativas de cura. Ela também publica vídeos para seus 176,5 mil seguidores sobre como ler cartas de tarô, além de outros que fornecem informações sobre numerologia.
@beyournottygirl tarot for beginners! 🧚🏾♀️ #tarot spiritual
Mas, porque o WitchTok está se tornando um espaço cada vez maior?
O que separa o WitchTok de outras tendências místicas é que ele se originou no ambiente online e se baseia em um senso de comunidade. Há uma abertura entre os usuários, na qual eles se incentivam a compartilhar feitiços e entusiasmam os recém-chegados, chamados de bebês-bruxas, a se tornarem melhores bruxos.
Com a ajuda da tecnologia, a magia e todo esse mundo místico ganhou um novo cenário em torno de um assunto que é muito mais que história antiga ou enredo de filme, ateu ou não, todo mundo já pensou em como é o céu e o inferno, em como o universo pode estar relacionado aos acontecimentos e em como uma boa magia poderia resolver um problemão.
A tecnologia inovadora não subsistiu práticas mágicas antigas, mas as desenvolveu, dando origem a novas formas de fé.
Os rituais que crescem no TikTok têm muitos nomes além do WitchTok, existem os SpiritualTikTok e AstrologyTikTok. Os nomes são uma espécie de abreviatura, já que as práticas compartilhadas entre os seguidores se originam de uma infinidade de religiões, filosofias e culturas. E têm em comum despertar o fascínio pelo desconhecido e pelo irreconhecível.