Texto: Zack Zwiezen

As más notícias vêm de ninguém menos que o vice-presidente de jogos da Xbox, Phil Spencer: Encontrar um console não ficará mais fácil tão cedo.

Conforme divulgado pelo site VGC, Phil Spencer falou recentemente ao The Wrap recentemente e explicou que, ainda que a falta de chips seja responsável pela atual carência de videogames em andamento, havia mais coisas contribuindo para essa situação.

“Acho que não dá para falar sobre isso apenas como sendo um problema causado pela falta de chips”, disse Spencer. “Quando penso sobre o que significa comprar as peças necessárias para fabricar um console hoje e, depois, levá-lo aos mercados onde há demanda, há várias coisas que precisam ser consideradas. E acho que, lamentavelmente, isso estará conosco por meses e meses, definitivamente até o final deste ano e pelo próximo”.

Spencer afirma que ele e todos na Microsoft vêm trabalhando duro para levar videogames para as casas das pessoas, mas ele espera que isso continue a ser um desafio por “um bom tempo”.

O que decepciona mais é a decepção dos fãs”, admitiu Spencer. “As pessoas realmente desejam esta nova geração de consoles — eles são bons consoles, tanto nossos quanto de outras fabricantes –, e desejam suas novas funcionalidades.”

Quase um ano após o lançamento dos consoles de última geração, os comentários de Phil Spencer são nada além da prova cabal de que as coisas não vão melhorar tão cedo. Os problemas contínuos criados pela escassez global de chips, problemas com a Covid-19, demanda extremamente alta e revendedores ruins se combinaram para criar uma tempestade terrível. É essa conjunção de fatores que faz com que a maioria dos jogadores ainda não consiga encontrar qualquer console de próxima geração.

Ficou complicado encontrar, até mesmo, consoles mais antigos. Eu me deparei com isso não muito tempo atrás, quando, no início deste ano, tentei ir a uma loja para comprar um Xbox One para um parente. Lá, eu descobri que a loja não tinha nenhum PS4 ou Xbox para me vender.

Este ator que gravou vozes para Deathloop foi capaz de usar seu poder de astro e suas conexões corporativas na Bethesda para arrematar um PS5 recentemente. Mas, para a maioria das pessoas, essa não é uma opção viável. Em vez disso, para colocar as mãos em um PS5 ou Xbox Series X, você precisará superar todos esses obstáculos.