_Tecnologia

Xbox anuncia novo preço para exclusivos lançados a partir de 2023

Preços de consoles não serão afetados

Xbox aumento de preço

Imagem: Xbox/Reprodução

A partir de 2023, os games lançados pela Microsoft terão um aumento de preço e vão de US$ 59 para US$ 69. Outras empresas da indústria dos games como Ubisoft, Sony e Take-Two já adotaram os preços mais altos em games para consoles de última geração.

A mudança de valor acontece nos jogos first-party, ou seja, nos títulos que possuem exclusividade com a Microsoft e que, portanto, só podem ser executados em consoles Xbox e PC (Windows). A expectativa é que jogos como Starfield, Forza Motorsport e Redfall, todos com  lançamento previsto para o ano que vem, cheguem com os novos preços.

A empresa justificou o aumento em uma nota divulgada em seu site. De acordo com o texto, o novo valor considera “o conteúdo, a escala e a complexidade técnica desses títulos”, que estão cada vez mais difícieis e levam mais tempo para serem desenvolvidos.

Empresas adquiridas pela Microsoft também terão jogos impactados pelos novos preços. Com isso, jogos da Bethesda e da Activision Blizzard — caso a aquisição seja aprovada pelas agências reguladores — também devem sofrer um impacto nos preços já a partir do próximo ano.

O CEO do Xbox, Phil Spencer, indicou o aumento em outubro deste ano, quando afirmou que a empresa manteve os preços dos jogos por bastante tempo, mas alertou que não seria possível continuar por muito tempo. Na ocasião Spencer indicou que os valores sofreriam aumento após os feriados de fim de ano.

Embora ainda não tenham sido revelados, o aumento de preço nos jogos first-party do Xbox também devem impactar o mercado brasileiro. A mudança da precificação deve afetar apenas os jogos e, se tudo continuar como está, os consoles vão continuar com os mesmos preços.

Sair da versão mobile