_Microsoft

Microsoft quer levar Xbox Live para Nintendo Switch, iOS e Android

Empresá revelará detalhes de seu plano de expansão do serviço em palestra na Game Developers Conference 2019, que acontece em março

Telas de smartphone com acesso à Xbox Live

Imagem apenas ilustrativa, com recurso já disponível em celulares/Crédito: Divulgação/Microsoft

A Microsoft quer levar o seu serviço Xbox Live para outros lugares, possibilitando crossplay com diferentes plataformas — mais especificamente, PC, Android, iOS e Nintendo Switch. A intenção da empresa deverá ser revelada durante apresentação na Game Developers Conference 2019, que acontece em março.

Alguns jogos já contam com suporte para Xbox Live em outras plataformas. Minecraft é um exemplo de destaque: com o serviço, o jogo pode ser acessado em iOS, Android e Switch. Uma porção de títulos nos sistemas operacionais móveis também apresentam conquistas de Xbox Live, mas eles são da Microsoft Studios e estão em pequeno número. A intenção é fazer isso crescer bastante.

A descrição da apresentação que será feita na GDC 2019 diz que “o Xbox Live está expandindo de 400 milhões de dispositivos de jogos e um alcance de mais de 68 milhões de jogadores ativos para mais de dois bilhões de dispositivos com o lançamento do nosso novo XDK (Xbox Development Kit, ou Kit de Desenvolvimento Xbox) multiplataformas”.

O Verge aponta que a novidade da Microsoft permitirá que os desenvolvedores integrem listas de amigos, funcionalidade multiplayer e conquistas em jogos já existentes para dispositivos móveis.

O lançamento faz parte de um esforço maior da empresa para expandir seus tentáculos para fora dos mercados de PC e Xbox — e que inclui, entre outras coisas, o projeto xCloud, um serviço de games por streaming que deverá levar títulos do console da companhia para diferentes dispositivos ainda em 2019. CEO da Microsoft, Satya Nadella, está confiante ao descrever o futuro serviço de assinatura, chamando-o de “Netflix dos games”.

[Forbes]

Sair da versão mobile