Hoje ocorreu o segundo evento de vendas da Xiaomi. A empresa revelou que, em seus dois eventos online no Brasil, ela esgotou o estoque de 10.000 unidades do Redmi 2, e vendeu mais de 4.000 acessórios. No entanto, os usuários voltaram a encontrar problemas no site.
A Xiaomi chegou ao país com o mesmo esquema de “flash sales” usado na China: você faz uma reserva e só pode adquirir produtos em um determinado período. A ideia é lidar com a alta demanda, já que o Redmi 2 custa R$ 499 à vista.
O registro ficou liberado até a meia-noite de segunda-feira (13), e o evento de vendas começou hoje às 12h. Desta vez, a novidade era aceitar boleto bancário, além do cartão de crédito.
E, mais uma vez, ocorreram contratempos. Alguns usuários tentavam comprar e eram levados de volta à página inicial:
Como assim @MiBrasil ? #Redmi2 #Xiaomi pic.twitter.com/ruWNyObdoA
— Misa Cardoso (@Misa_sc) July 14, 2015
O carrinho de algumas pessoas parecia vazio, mesmo após confirmar a compra. Outros reclamavam de instabilidade e lentidão no site.
A maior reclamação, no entanto, era sobre o boleto: ou ele não era gerado, ou surgia a mensagem “boleto expirado“.
Etchhaaa que não sai disso, dá um jeitoo aewwwww!!! @MiBrasil @xiaomi pic.twitter.com/FpZlZjMWWM
— Hugo Martins (@hugoms86) July 14, 2015
Quanto a isso, a Xiaomi avisa:
Boleto: quem optou essa forma de pgto receberá um email de confirmação do seu pedido, e nele consta um link para a emissão do boleto.
— Xiaomi Brasil (@XiaomiBrasil) July 14, 2015
Também emitir o boleto dentro da área Minha Conta – Meus Pedidos, no site http://t.co/Rnx5dL0hJw. E apenas se já havia escolhido boleto.
— Xiaomi Brasil (@XiaomiBrasil) July 14, 2015
A empresa também diz em comunicado: “para as pessoas que escolheram o boleto bancário, o pagamento pode ser feito até o final do horário bancário de amanhã, dia 15 de julho”.
A Xiaomi vende seus produtos apenas pelo próprio site, que é operado pela B2W Digital, dona do Submarino e Americanas.com. O vice-presidente Hugo Barra nos explicou que isso permite eliminar comissões para o varejo, fornecedores e operadoras, que podem chegar a até 30% do valor final.
No entanto, ele não descarta mudar essa estratégia no futuro. Na Índia, por exemplo, a Xiaomi passou vários meses usando o modelo de flash sales, mas abriu as vendas para todos em abril deste ano.
O próximo evento de vendas para o Redmi 2 será realizado na próxima terça-feira, dia 21. Quanto à pulseira Mi Band e ao carregador portátil Mi Power Bank, Barra diz apenas que eles chegarão ao país “em breve”.
Atualizado em 15/07