Para atender artistas profissionais que buscam por experiências criativas mais avançadas em arte gráfica, a XPPen, conhecida marca global que desenvolve tecnologias para desenho digital, está lançando novas canetas digitais desenvolvidas por seu laboratório INNOLab.
Beneficiando-se dos últimos avanços tecnológicos da indústria, a XPPen se aproveitou de insights e tendências de mercado nos últimos dois anos para lançar sucessivamente as canetas com chip X3 e X3 Pro. Em maio, por exemplo, a empresa passou a ser líder do setor ao alcançar a tecnologia que entrega 16.384 níveis de pressão em sua série canetas Pro, superando o padrão usado até então pela indústria.
Agora, o próximo lançamento da caneta com chip X3 Pro Roller, no final deste ano, mais uma vez promete uma experiência inovadora de desenho digital, marcando o início de uma nova era de desempenho e criatividade para a CG (Computação Gráfica).
A estratégia digital por trás da caneta com chip da XPPen
A XPPen busca desenvolver uma conexão mais inteligente, maior poder de computação e maior consistência no desempenho de suas canetas. Esse layout estratégico se reflete na futura compatibilidade multifuncional de identificação e implantação de canetas com chip em produtos não-flagship.
Ela não apenas permitirá a identificação inteligente e a compatibilidade com vários pen IDs, mas também atenderá à demanda por processamento de sinal digital multifuncional e multitarefa, melhorando significativamente a produtividade criativa.
De acordo com a empresa, esta é uma parte importante da construção das vantagens tecnológicas das canetas de chip da XPPen. Em segundo lugar, a XPPen ressalta o conceito de R&D (Investigação e Desenvolvimento) em sua “tecnologia para todos”. Para tal, a marca lançará uma nova atualização da caneta digital da série Artist, permitindo que mais utilizadores desfrutem da experiência criativa proporcionada pelas tecnologias de caneta com chip.
O mundo das canetas com 16K níveis de pressão
Na prática, um dos parâmetros técnicos mais importantes dos dispositivos de desenho digital é o nível de pressão, que determina a delicadeza e suavidade dos traços durante o processo criativo.
O reconhecimento da pressão sutil da caneta e da detecção de pressão dos usuários determina a apresentação final elegante dos traços. Em maio de 2023, a XPPen foi pioneira mundialmente na tecnologia de 16.384 níveis de pressão baseada na estrutura técnica da caneta de chip.
Ao contrário de uma caneta tradicional, que depende exclusivamente de atualizações de software para atingir níveis de pressão de 16.384, a caneta com chip X3 Pro rompe os gargalos técnicos de transmissão de dados e precisão nas tecnologias tradicionais, incorporando um chip de computação digital na caneta, oferecendo transmissão de dados mais estável e resistente a interferências.
As configurações da curva de níveis de pressão da XPPen se adaptam melhor ao reconhecimento de detecção de pressão da “memória muscular” da engenharia humana. Ou seja, uma pressão extremamente suave pode proporcionar traços delicados e suaves a partir do momento em que a caneta toca o tablet, semelhante à experiência da caneta e do papel tradicionais.
Isso se manifesta como uma inclinação rastejante mais suave na curva de pressão e melhor delicadeza nos toques. Ela exibe sensibilidade e delicadeza na faixa de pressão comum, ao mesmo tempo que rompe atuais gargalos da indústria na faixa de alta pressão. Além disso, traços mais leves apresentam maior delicadeza no desempenho da pressão quando a caneta toca a superfície pela primeira vez.
A busca pela excelência na criação digital
De acordo com Ryan, diretor de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da XPPen, “a tecnologia da caneta de chip digital da XPPen vai além de atingir níveis de pressão de 16.384. A estabilidade em todo o desempenho geral do sistema da caneta e as necessidades inteligentes levam o INNOLab a inovar continuamente”.
“Entendemos que os criadores profissionais de CG buscam maior estabilidade, velocidade e precisão ao usar a caneta, bem como buscas mais avançadas por delicadeza e suavidade no desenho”, disse Ryan.
O diretor também afirma que isto impõe requisitos técnicos mais rigorosos em termos de velocidade de transmissão de dados, capacidade de transmissão, resistência a interferências e controle de pressão mais sutil.
“[Isso] nos obriga a pensar em como ultrapassar as limitações técnicas da transmissão de sinais analógicos tradicionais para uma maior optimização e implementação. Após uma série de testes de P&D, o INNOLab decidiu adotar a tecnologia de chip de computação digital para obter uma transmissão de sinal digital mais precisa e estável para atender às necessidades do público criativo de desenho final”, completa.
A melhora nas soluções de chip
Construída com base na estrutura técnica de chips, a caneta digital da XPPen alcança melhorias abrangentes de desempenho, permitindo uma transmissão de sinal mais estável, maior resistência a interferências, bem como identificação e transmissão precisas de cada bit de dados de pressão durante o processamento de dados multitarefa.
Para permitir que os usuários experimentem mais delicadeza, suavidade e capacidade de resposta ao desenhar, XPPen utiliza as vantagens da caneta com chip X3 Pro em alto rendimento de dados e poder de computação rápido. Com isso, é possível alcançar um aumento de 1,5 vezes na transmissão de dados através da otimização de algoritmo e um aumento de 100% em poder de computação com detecção de pressão.
Isto torna a experiência de desenho mais ágil e suave, o controle da ponta da caneta mais estável e preciso, bem como alcançar “controle requintado até nos mínimos detalhes”. Ao mesmo tempo, a caneta com chip alcança melhorias superiores na compatibilidade da caneta multifuncional e consistência no desempenho.
Foco no longo prazo
Prestando atenção aos detalhes, a XPPen está comprometida em ser uma praticante inovadora da tecnologia do futuro.
Para a indústria, alcançar a tecnologia de 16.384 níveis de pressão com a caneta com chip X3 Pro é vista pela empresa como uma excelente solução que pode avançar para mais dispositivos terminais e cenários diversificados no futuro.
Para os usuários, sejam eles criadores de arte profissionais ou entusiastas de arte iniciantes, há uma busca consistente por experiências de desenho digital mais refinadas.
A solução XPPen de 16k níveis de pressão baseados em caneta de chip é um marco na exploração tecnológica e acredita-se que seja uma tendência na exploração de tecnologias de desenho digital.
Mantendo o conceito de P&D de “tecnologia para todos”, a XPPen espera transmitir e popularizar tecnologias de desenho digital mais avançadas para mais usuários e investir continuamente e com maior entusiasmo na busca por uma melhor experiência criativa para os usuários.
Fundada em 2005, a XPPen é agora uma das principais marcas da HANVON UGEE, integrada com produtos, conteúdos e serviços de desenho digital.
A XPPen acredita que seus produtos e ecossistemas inovadores podem trazer inspiração visionária para os artistas e entusiastas da nova geração, encorajando-os a perseguir corajosamente os sonhos e perceber sua autêntica autoexpressão.
Mais informações sobre a tecnologia desenvolvida pela XPPen podem ser consultadas no site oficial da empresa (link aqui).