As senhas são problemáticas, tanto que grandes empresas de tecnologia se uniram para acabar com elas. Agora, uma companhia gigante está dispensando senhas para que você possa acessar seu e-mail. Trata-se… do Yahoo.

Sim, o Yahoo Mail – que está comemorando 18 anos de vida – lançou um passo adicional rumo ao futuro sem senhas: com o Account Key, você faz login no computador usando apenas o celular.

Funciona assim: você instala o aplicativo do Yahoo Mail, vincula seu tablet ou smartphone à sua conta, e ativa o o Account Key. Assim, em vez de exigir endereço de e-mail e senha para dar acesso, o site irá reconhecer quando o e-mail estiver configurado com o Account Key e enviará uma notificação para o seu dispositivo. Lá, basta aprovar ou negar o pedido para efetuar o login.

yahoo account key

Dado que você não precisa de senha para desbloquear o smartphone – é possível usar sua impressão digital ou reconhecimento facial – esta é uma forma de dispensar senhas. E se você perder seu celular ou a bateria acabar, você pode fazer login usando sua senha convencional, ou um código temporário enviado a um e-mail secundário.

Claro, o processo ainda não é ideal. Seu navegador pode guardar senhas, então depender de um dispositivo separado para fazer login não é totalmente prático. Felizmente, o Yahoo Account Key é opcional, então você só precisa usá-lo se quiser.

E, segundo o Engadget, o Yahoo planeja expandir este método de autenticação para incluir dados biométricos, como impressões digitais ou reconhecimento facial. Este pode ser o futuro sem senhas que queremos.

O Account Key está disponível globalmente para o app do Yahoo Mail no Android e iOS, e será distribuído para outros apps do Yahoo ainda este ano.

[Yahoo via Engadget e CNET]