O Yahoo lançou a versão para Android do seu News Digest – uma espécie de app de jornal – junto com uma edição internacional do noticiário.

O News Digest foi lançado há alguns meses para iOS. É um app simples com um conceito bem interessante: ele cria um resumo das principais notícias do dia e solta uma nova edição em dois horários: às 8h e às 18h.

Como funciona? Algoritmos do Yahoo buscam informações em diversas fontes e montam um pequeno resumo dos eventos mais importantes das últimas horas, que podem ser acessados pelo smartphone. O conteúdo é bem completo: além das informações mais importantes sobre o acontecimento em si, ele também prepara um pano de fundo. Imagens relacionadas, mapa de localização, links para artigos sobre coisas relacionadas àquela notícia, e, claro, links para outras notícias sobre o mesmo tema.

newsdigest

Uma notícia da edição da manhã de hoje, dia 8 de maio, fala sobre a ameaça de greve da Polícia Federal durante a Copa do Mundo. Além de falar sobre a possível greve, o app também detalha tudo relacionado a ele: a Copa do Mundo, a criminalidade no Brasil, links para outras notícias sobre o mesmo assunto e até tweets enviados por veículos de mídia sobre a possível greve.

O News Digest é baseado no Summly, um app comprado pelo Yahoo no ano passado e que foi desenvolvido por um adolescente britânico chamado Nick D’Aloisio. Ele tem um design bem bonito e funcional, e todo o seu funcionamento é baseado em gestos – deslize para a esquerda ou para direita para encontrar outras notícias. Você ainda pode voltar para uma edição antiga – perdeu a da noite de ontem? Tudo bem, ainda dá pra conferi-la mesmo durante a tarde de hoje.

O lado negativo é que, no momento, ele só está em inglês. Você pode escolher entre quatro noticiários diferentes – um para os EUA, um para o Reino Unido, um para o Canadá e um Internacional – mas nenhum deles está em outro idioma que não seja em inglês. Você pode baixar o app na Google Play Store e também na App Store. [The Verge, The Next Web]