Yahoo terá 30 logotipos diferentes antes de revelar seu novo logotipo oficial
Esta deve ser a maneira mais complicada de experimentar um novo par de calças roxas: o Yahoo anunciou que vai mudar seu infame logotipo roxo com ponto de exclamação por… algo diferente.
É o novo logotipo simples da imagem acima? Parece que não, embora o Yahoo tenha postado uma imagem dele em um comunicado falando sobre o assunto, e tenha usado esse mesmo logotipo em sua página do Tumblr e até mesmo no Yahoo.com. Mas esse não é o novo logotipo.
Confuso? Sim. É algum tipo de estratégia de marketing na qual a empresa irá testar 30 diferentes novos logotipos até 5 de setembro – quando o novo logotipo de verdade será anunciado. Todos eles vão aparecer na página inicial do Yahoo.com e no Tumblr, com a chance de confundir as pessoas que ainda usam o Yahoo.
Sim, sob o comando de Marissa Mayer, o Yahoo deu um jeito na casa: renovou o Flickr com um redesign e 1 TB de espaço gratuito; repensou o serviço de e-mail; ajustou a interface da página inicial e busca na web (movida pelo Bing); lançou bons apps para smartphone e tablet; além de fazer muitas comprinhas multimilionárias, como o Tumblr. Mas o Yahoo ainda está longe de reconquistar sua relevância do passado.
A empresa diz que vai manter o roxo e o ponto de exclamação no logotipo final. O Yahoo exclama:
O novo logotipo será um redesign moderno que reflete melhor nosso design reimaginado e novas experiências. Para preparar todo mundo, estamos dando início a 30 dias de mudança. A partir de agora, nós vamos mostrar uma variação do logotipo em nossa homepage e em toda a nossa rede nos EUA durante o próximo mês. É a nossa maneira de nos divertir enquanto honramos o legado do nosso logotipo atual.
Isso é quase como dizer que você vai mudar o nome do seu site, mas não a URL. Ou dar à sua empresa um nome diferente, embora os restos do antigo nome continuem lá. Ou chamar sua esposa pelo nome da sua próxima mulher antes mesmo de se divorciar. É um tanto confuso!
Enfim, em 5 de setembro a confusão acaba. Um mês inteiro para mudar a guarda. Um festival de 30 dias cheios de serpentinas roxas e tatuagens temporárias escrito “Yahoo”. E um desperdício fantástico de tempo – o Yahoo deveria era ficar mudando seu logotipo para sempre. [Yahoo]