Depois de quase dois anos de testes, o YouTube finalmente está abandonando a aba “Em alta” para introduzir a nova aba “Explorar”.

Lançada agora em dispositivos móveis (Android e iOS), a nova guia Explorar substitui a aba “Em alta” na parte inferior do aplicativo, enquanto a curadoria e os links para várias páginas e categorias facilitam a exibição de vídeos sobre tópicos nos quais você está realmente interessado.

O Youtube também diz que a guia Explorar vai ajudar a promover “Criadores em destaque e Artistas em ascensão” antes de vídeos regulares de tendências, com o objetivo de ajudar a introduzir os espectadores a canais novos e emergentes.

Quanto aos vídeos em alta, eles podem ser encontrados espalhados pelo feed principal da aba Explorar ou em sua própria página de destino dedicada, além de outras categorias de Música, Jogos, Notícias, Filmes e Shows, Moda e Beleza, e Aprendizado.

O YouTube agora moveu a seção “Em alta” e todas as outras páginas de destino para a parte superior do aplicativo na guia Explorar. Foto: Sam Rutherford (Gizmodo)

No Brasil, a aba Explorar apresenta menos categorias, sendo: Em alta, Música, Jogos, Notícias e Filmes. A imagem na publicação do blog em português do Google também apresenta apenas essas seções:

Imagem: YouTube

Parece que o YouTube contará com vídeos nessas páginas de destino com base no conteúdo que você gosta. Quando eu clico na seção de jogos, por exemplo, eu vejo vídeos sobre Age of Empires 2, Tactics Teamfight e de canais de jogos em que já estou inscrito. Portanto, de certa forma, as páginas de destino são apenas um local mais direcionado para conferir vídeos de coisas que você já gosta e talvez encontrar novos conteúdos que o algoritmo do YouTube pensa que você pode gostar.

O YouTube diz que planeja continuar adicionando novas páginas de destino no futuro e, embora a programação inicial pareça decente, há alguns tópicos importantes, como esportes, que não fazem parte da lista.

Isso é uma pena, porque ter uma seção de esportes dedicada seria incrivelmente útil para alguém como eu, que gosta de assistir aos destaques dos jogos, mas não quer ficar navegando entre o mar de vídeos com comentaristas que você encontra ao se inscrever no canal do YouTube da ESPN ou algo do tipo.

Embora não esteja claro se a aba Explorar chegará à versão desktop do YouTube, considerando que ela já possui uma seção com vários tópicos na barra lateral, a nova aba Explorar e suas páginas de destino parecem uma atualização bastante simples para ajudar as pessoas a encontrar novos vídeos interessantes, além de exibir menos conteúdos com os quais elas não se importam.

Dito isso, o mecanismo de recomendação do YouTube para criadores de conteúdo em crescimento pode precisar de alguns ajustes, porque meu primeiro criador recomendado foi um canal com vídeos sobre tratores e outros equipamentos agrícolas. Isso é legal, mas não é exatamente o que estou procurando quando vou ao YouTube.