Eu uso uma extensão no Chrome que, entre outras coisas, desativa por padrão as anotações em vídeos do YouTube. Elas podem ser úteis, mas na maioria das vezes são distrações dispensáveis. O Google pode fazer algo melhor, e por isso anunciou a próxima geração de anotações – agora na forma de cards.

Em vez de caixas de texto pipocando por cima do vídeo, você tem apenas um ícone com a letra “i” e um texto (“Saiba mais” ou algo assim). Clique nele, e surge a anotação: pode ser um link para seu site, para outro vídeo ou para uma lista de reprodução.



E, ao contrário das anotações atuais, esses cards também funcionam no celular e tablet: basta tocar no botão “i”.

YouTube - anotacoes no Android
YouTube - anotacao no Android

Eles funcionam até mesmo em transmissões ao vivo. São seis tipos de cards: vídeo, lista de reprodução, site oficial, campanha para arrecadar dinheiro (pelo Patreon, por exemplo), doações através do YouTube (que podem ser feitas nos EUA, Austrália, Japão e México) e até venda de mercadorias.

Um canal pode, por exemplo, oferecer o link para comprar camisetas oficiais – mas precisa ser em um site aprovado pelo Google:

Anotacoes no YouTube

É importante deixar claro: o YouTube não vai acabar agora com as anotações antigas. Por enquanto, os cards têm algumas limitações: por exemplo, você não pode escolher onde colocá-los (todos ficam na margem direita), e só pode inserir até cinco em cada vídeo. A ideia é substituí-los no futuro, aos poucos.

Você pode testar os novos cards nos vídeos abaixo. Eu gostei bastante da novidade, e você? [YouTube Blog via The Next Web]