Um cara vesgo que trabalha no Google usou seus 20% de tempo livre em um sistema de exibição de vídeos 3D para o YouTube, que já está aberto para quem quiser experimentar, testar ou matar tempo.

Por enquanto ainda não funciona 100%, mas já tem bastante coisa para usar, pelo menos até bater uma inevitável dor de cabeça. A interface permite que você mude entre diversas opções de visualização, seja por tipos diferentes de óculos 3D (vermelho/azul ou âmbar/azul) ou uma opção simples, em que você foca os dois olhos num mesmo ponto (se faz de vesgo) para ver em 3D — tudo renderizado a partir de um mesmo arquivo-fonte.



É incrivelmente óbvio: o efeito 3D surge misturando dois vídeos de uma mesma coisa, filmados de pontos diferentes. Isso se faz, por exemplo, com uma câmera estereoscópica: ela tem duas ou mais lentes, como esta câmera da Panasonic. A imagem gerada pela câmera é parecida com a dos nossos olhos: cada olho/lente registra uma imagem que, no cérebro/computador, são unidas em uma só. Assim temos noção de profundidade — tanto na nossa visão, como em vídeos 3D.

Detalhes sobre como ativar a nova função e como fazer upload de vídeos 3D estão disponíveis aqui. Já existem vários vídeos 3D no Youtube: procure pela tag "yt3d:enable=true" ou clique aqui. [SERoundTable]