YouTube terá recurso para identificar músicas parecido com o Shazam

O Google anunciou que vai testar um novo recurso que permite aos usuários pesquisar músicas na plataforma cantando ou cantarolando
Cientista de dados cria modelo que ajuda a popularizar vídeos no YouTube
Imagem: Unsplash/Reprodução

Em breve, a busca por músicas no YouTube pelo celular vai ficar mais simples. Na semana passada, o Google anunciou que vai testar um novo recurso que permite aos usuários do Android pesquisar músicas na plataforma simplesmente cantando ou cantarolando.

“Estamos experimentando a capacidade de as pessoas buscarem uma música no YouTube cantarolando ou gravando uma música que está sendo tocada no momento”, diz o comunicado na página de suporte do app.

YouTube testa ferramenta que dubla vídeos automaticamente usando IA

Imagem: Souvik Banerjee/Unsplash/Reprodução

De acordo com a publicação, quem está no grupo beta pode ativar a nova funcionalidade da busca por voz. O anúncio ainda diz que basta cantarolar por 3 ou mais segundos para que a ferramenta consiga identificar a canção.

O Google afirma que, por enquanto, a função está restrita a alguns usuários do Android, mas será liberada para todos em breve. O novo recurso pode ser uma tentativa de rivalizar com o Shazam, da Apple, clássico aplicativo de identificação de músicas.

Segundo o Google, o objetivo da atualização é facilitar a busca por conteúdo no YouTube, tornando o processo mais intuitivo. Essa novidade não é totalmente inédita, já que o Google incorporou funções parecidas em seus outros produtos.

Em 2020, a big tech introduziu um recurso semelhante no app buscador e no Google Assistente, permitindo a busca por informações a partir de melodias. A empresa destaca que a ferramenta do YouTube é alimentada por essa mesma tecnologia, mas será ainda mais eficaz. A versão do YouTube é mais rápida que a do Google, que precisa de pelo menos 10 segundos para identificar uma música.

“Quando você cantarola uma melodia, nossos modelos de aprendizado de máquina transformam o áudio em uma sequência numérica que representa a melodia da música”, diz o comunicado. “Comparamos essas sequências com milhares de músicas de todo o mundo e identificamos possíveis correspondências em tempo real”, explica a plataforma.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas