O YouTube vai fazer uma mudança radical na plataforma — que pode frustrar quem preza pela privacidade. Usuários que preferem manter o histórico de visualizações offline não receberão mais recomendações de vídeos, segundo a plataforma de vídeos anunciou em seu blog.
Caso o seu histórico esteja desativado, o feed inicial não terá mais as tradicionais sugestões de conteúdo. Basicamente, a página inicial não vai funcionar: simplesmente, não haverá nenhuma indicação – nenhum novo upload dos canais que você assina, nem mesmo os vídeos que estão bombando na plataforma.
Se você usa o YouTube e não quer que o Google tenha conhecimento de quais vídeos você está assistindo, você tem a opção de desativar seu histórico de exibição. Essa configuração impede que o Google mantenha um registro de todos os vídeos que você assistiu.
Isso significa que o algoritmo não pode aprender sobre seus interesses e preferências de conteúdo.
Em vez disso, você receberá um alerta que diz: “Seu histórico de exibição está desativado. Você pode alterar sua configuração a qualquer momento para obter os vídeos mais recentes sob medida para você”. E, claro, há um botão que te levará direto para essa configuração, para ativar o histórico de exibição.
A plataforma diz que está mudando “para deixar mais claro quais recursos do YouTube dependem do histórico de exibição para fornecer recomendações de vídeo e torná-lo mais simples para aqueles que preferem pesquisar em vez de procurar recomendações”. Segundo o Google, a atualização será incorporada nos próximos meses.
Veja como ativar e desativar o histórico de exibição
Se você tem o histórico desativado e deseja reativá-lo, ou tem o histórico ativado e quer ter mais privacidade, o caminho é o mesmo, seja no app de celular ou pelo computador. Basta entrar na guia “Histórico”, na página inicial do YouTube, onde geralmente aparecem os vídeos assistidos, e clicar em “pausar o histórico de visualizações” ou “ativar o histórico de visualizações”.