Há alguns anos, no início da era dos smartphones, as empresas faziam de tudo para seus apps replicarem ao máximo um site. Agora está tudo às avessas: o novo visual do YouTube adota elementos do seu app móvel.
As mudanças são definitivamente sutis, mas a primeira coisa que você pode (ou não) notar é que tudo se alinha ao centro, assim como no app. Isso deve adequá-lo melhor em qualquer tamanho de tela; basta redimensionar o navegador para ver isso mais claramente.
As abas “Recomendado” e “Minhas inscrições” ganham um pouco mais de destaque, com links na parte superior da página. Além disso, há um pequeno ícone à direita do logotipo do YouTube: é o atalho sempre presente para acessar suas inscrições, playlists e favoritos, independentemente de onde você esteja no site.
O YouTube também dá uma ênfase maior às listas de reprodução. A barra lateral agora exibe todas as playlists que você criou, e também as que você curtiu em outros canais. O editor de playlist também ficou melhor, facilitando ajustes nas listas que você criou. E se você quer encontrar novas playlists que lhe interessem, basta ir a um dos seus canais favoritos e clicar na guia “Playlists”. Você pode ver um bom exemplo disso no canal YouTube Nation.
Tudo isso – fazer sites parecerem mais um app – pode parecer estranho à primeira vista, mas faz bastante sentido. De acordo com o YouTube, os usuários passam quase metade do seu tempo dentro do app móvel. E para que ele funcione bem, ele precisa ser simples, limpo e direto. Mas essas também são virtudes de um bom site, por isso parece lógico que o YouTube tenha emprestado elementos para alcançar uma paridade maior entre app e site.
Eu também gosto de playlists, porque assim passamos mais tempo vendo vídeos que gostamos, e menos tempo procurando por eles; além disso, playlists aproximam o YouTube da experiência da TV. Ótimo!
O Google nos avisou que as mudanças podem levar algumas horas ou dias para chegar a todos os usuários no mundo. Você já recebeu o novo design? O que achou? [Official YouTube Blog]