Um homem construiu sua própria máquina de raios-X depois de receber uma conta de hospital de $ 69.210,32. Em um vídeo, o youtuber Willam Osman ensina o que é preciso para criar a máquina e mostra o resultado final.

Do montante que foi cobrado, Osman só terá que pagar cerca de US $ 2.500 graças ao seu seguro saúde. Porém, a conta o fez pensar se não conseguiria criar uma máquina do zero mais barata do que foi cobrado a ele.

Embora a resposta seja sim, existem diversos fatores para se considerar antes de tentar fazer isso em casa. Mexer com radiação, por exemplo, é muito perigoso. Como diz o próprio engenheiro: “Minha vontade de fazer ciência é significativamente mais forte do que minha vontade de viver. Esta é a engenhoca mais perigosa que já construí.”

Tudo o que o profissional usou foi um tubo de vácuo de raio-X de $ 155 que ele recuperou de uma máquina dentária quebrada que comprou no eBay, um rolo gigante de folha de chumbo, vários contadores Geiger e um suprimento de eletricidade capaz de fornecer 60 mil volts.

Com o equipamento, que custou muito menos do que o hospital cobrava, ele conseguiu produzir uma imagem muito boa de um osso.

Assine a newsletter do Gizmodo

“Isso é realmente muito bom”, disse o radiologista Michael Cellini em um vídeo de reação, embora ele tenha apontado que não está nem perto do padrão de imagem que você receberia no hospital. “Estou muito impressionado por estar apenas em sua garagem”, disse ele.