Um canal chinês no YouTube conseguiu criar um iPhone dobrável que é quase 100% funcional. Ele até recebeu um nome: iPhone V. Que tal, Apple?
A engenhoca demorou cerca de 300 dias para ficar pronta. Visualmente, ele é parecido com os modelos atuais do Galaxy Flip, da Samsung, mas usa a maior parte do hardware de um iPhone X e o mecanismo de um antigo Motorola Razr dobrável. Inicialmente, eles pretendiam incluir o hardware do iPhone X na carcaça de um Galazy Z Flip, mas ele era muito estreito.
O desenvolvimento do smartphone “Frankenstein” começou pela tela. Por si só, o painel OLED do iPhone – que vai abaixo da tela de vidro e da camada “Touch” – pode ser dobrado, mas isso não significa que todos os elementos da tela sejam projetados para isso. Após cinco meses e dezenas de tentativas – incluindo 36 telas quebradas – eles conseguiram fazer com que o projeto funcionasse.
Em seguida, foi a vez de separar o hardware nas duas metades do telefone. Aí está um problema: a Apple não criou uma placa-mãe e bateria que pudessem ser dobradas. No final, a melhor opção foi inverter os principais componentes do aparelho, com eles ficando na metade inferior do dobrável.
Para encaixar tudo, também foi necessário cortar alguns recursos, como retirar um dos alto-falantes e o sistema de carregamento sem fio. Além disso, como a bateria original não cabia no novo dobrável, ela foi substituída por uma menor, de 1000 mAh. Sim, muito pouco para qualquer usuário médio de smartphone — até para os donos de iPhone.
O touch da tela, as câmeras e o carregamento funcionam normalmente. Até mesmo alguns aspectos do iOS foram modificados para melhorar o uso no dobrável.
A estética final, claro, ainda não é das melhores, mas os criadores do canal no YouTube falam que ele ainda é uma “versão 0.1”. Apesar do quase um ano para o iPhone V ficar pronto, os primeiros danos na tela começaram a aparecer alguns dias depois – ou seja, ainda não é um dispositivo para ser usado no dia a dia.
A saga dos youtubers chineses para criar o primeiro iPhone dobrável pode ser acompanhada no vídeo abaixo — com a opção de tradução de legendas do inglês para o português:
Enquanto os chineses prometem fazer novas versões do dobrável, a própria Apple planeja lançar o seu “foldable” oficial. Segundo o analista Ming-Chi Kuo, a Apple pode lançar um dispositivo de 8 polegadas já em 2023.