Nosso Battlemodo confirmou que, apesar das camcorders de bolso terem evoluído bastante no que diz respeito a vídeo, a qualidade do áudio continua abismal. A Zoom Q3 pretende mudar isso com os DOIS microfones direcionais que podem ser focados quase como o zoom da lente.

Pra ter certeza da qualidade de áudio, a Zoom Q3 parece inclusive negligenciar o vídeo: com resolução de meros 640×480, seus vídeo certamente parecerão datados, ainda mais perto do verdadeiro 720p oferecido pela Flip UltraHD, entre outras. Mas o lance da Q3 é mesmo o áudio, e nós ficamos bastante impressionados com o que a Zoom conseguiu fazer nessa área.

Você pode ver na imagem ao lado que ela tem dois microfones para captar som em estéreo de verdade, e eles podem ser posicionados manualmente ou com as configurações automáticas presentes. Parece ser bem fácil conseguir níveis corretos, com os vários modos para ajudar a captar o som da melhor forma possível. No que diz respeito a formatos, ela faz WAV PCM Linear 44.1/48kHz 16/24-bit ou MP3 de até 320kbps, o que é um pouco limitado, mas deve servir bem.

Em nível de hardware básico, ela tem uma LCD de 2,4", usa cartões SDHC para memória extra (um de 2GB vem incluso, mas você vai querer um upgrade no dia seguinte) e usa duas pilhas AA.

Vai custar US$ 250 quando for lançada em setembro, o que é um pouco caro, já que a Flip UltraHD custa US$ 180 na Amazon. Também não ficamos satisfeitos com o equipamento como um todo: se a Q3 fizesse vídeo em HD com este nível de áudio, aí sim nós ficaríamos empolgados, até porque o vídeo ainda é o fator mais importante em uma camcorder para a maioria das pessoas. Ainda assim, é um produto bastante único e esperamos que a linha evolua cada vez mais. [Zoom]