Por mais de cem anos, qualquer foto tinha um só ponto focal. Mas, usando a técnica de focus stacking, os resultados do Desafio Fotográfico desta semana combinam múltiplos pontos focais para criar imagens nunca antes vistas.

Antes de continuar, não esqueça de seguir o Desafios Fotográficos no Facebook para ficar atualizado com as nossas novidades! (OK, acabou a autopromoção descarada.)

Foto inicial

Este é o filamento de uma lâmpada halógena de quartzo, bastante usada, de um farol de carro. A área vista aqui tem 1,54mm de largura, aproximadamente a mesma área que você veria em um microscópio ampliando a 100x, mas através do microscópio você só poderia ver apenas um pedacinho em foco de cada vez. Foto tirada com zoom 11,3x usando uma Canon T1i e lentes macro com fole da Olympus a f/2 (abertura efetiva > f/22), ISO 100, 0,3s. 40 quadros em passos de 0,013mm de foco (espessura total do objeto: 0,5mm), usando uma instalação helicoidal. Montado por Zerene Stacker, finalizado no Photoshop.

-Rik Littlefield

Duas abordagens para uma margarida

Tirada com uma Canon 7D e lentes EF100mm f/2.8 Macro USM (1/200 s @ F/9, ISO100)

Eu sempre quis experimentar com focus stacking, então quando eu vi este desafio ele se tornou o assunto perfeito para meu Projeto 365 (projeto de tirar uma foto por dia o ano inteiro). Esta imagem foi feita usando sete fotos.

[Nota do editor: apesar de a foto inteira não estar em foco, perceba a quantidade de gotículas de água capturadas com absoluta nitidez. Belo uso da técnica.]

-Jeremi Blurton

Para esta imagem com focus stacking de uma margarida, eu tirei 15 fotos a várias distâncias focais com uma Nikon D90 e uma lente Sigma "full frame" 70-300mm antiga, ajustada a 300mm (macro) em um tripé com controle remoto. Exposição: f5.6, 1/60, ISO 320. As fotos foram combinadas no programa Helicon Focus. Fez-se também um pouco de ajuste de nitidez e contraste pós-processamento no Photoshop.

-McDonald Mirabile

Execução perfeita

Câmera: Canon EOS Digital Rebel XSi; lente: EF-S 18-55mm F/3.5-5.6 IS; velocidade do obturador: 1/4 s; ISO: 100; abertura: f/11; distância focal: 53mm

Esta foto é de um micrômetro (medidor) velho que eu tenho. Ele provavelmente tem 50 anos ou mais, e funciona perfeitamente. Esta imagem consiste de treze fotos que eu coloquei no Photoshop para alinhar e agrupar. Para iluminação, eu usei uma "caixa de luz" (pequeno estúdio de fotografia com bastante iluminação para objetos) feita em casa e duas luminárias de mesa em cada lado. O plano de fundo é um pedaço de foamcore tingido de preto por ultravioleta.

-Drew Elias

"Minha esposa até que ajudou um pouquinho"

Canon 7D, abertura f/4.5, exposição 1/50 s, ISO 200, distância focal 56mm, 24 exposições

Eu estava preocupado que muitas pessoas fossem usar o mesmo objeto. Tá, talvez não. Usei o programa Helicon Focus, um ótimo programa. Eu tive dificuldade com a iluminação, dia nublado e a luz variava muito. Eu tive que compensar tirando 24 fotos o mais rápido possível. Minha esposa até que ajudou um pouquinho.

[Nota do editor: fora a última nota de "disclosure" bem-humorada, a justaposição do objeto fotografado contra um plano de fundo etéreo é com certeza um belo efeito.]

-David Lantz

Hastes

Nikon D3000, ISO 400 – 45mm – f/3.6 – 1/10s

Eu usei um anel de reversão feito em casa para encaixar a lente da câmera ao contrário, e consegui fazer um equipamento de fotografia macro com jeitinho. Eu tive que combinar cada ponto focal manualmente no Photoshop, porque as camadas não estavam nem perto de estarem alinhadas.

[Nota do editor: Eu adorei esta foto, e fiquei olhando para ela várias vezes, tentando decidir se é necessário usar focus stacking para tirar uma foto assim. Com este equipamento, com certeza precisa. Em geral, não sei se é o caso. Enfim, ótima foto.]

-Andre Mere

Vencedor

Meu namorado não parava de falar deste desafio fotográfico, então eu decidi fazer a vontade dele e usei focus stacking na hora do almoço. Esta série de imagens foi tirada em uma Canon 5D com lente macro Nikkor 60 mm, exposição f/2.8 e ISO 200. Para tirar o plano de fundo, eu cobri meu carpete e parede com papel de impressora, e usei um flash Canon EX 580. Foi necessário um pouco de pós-processamento no Photoshop, incluindo curvas e retoque com a ferramenta carimbo para tirar algumas imperfeições.

[Nota do editor: texturas e cores apenas por elas mesmas — eu acabei passando o veredito final desta foto para muitos dos redatores do Giz, e quase todo mundo adorou. Ah, e eu desafio os céticos da técnica de focus stacking a recriar uma foto assim sem usar a técnica.]

-Jennifer Kehl

Mais do que nunca, os participantes disseram duas coisas sobre o desafio fotográfico desta semana: primeiro, foi difícil. E segundo, foi a primeira vez deles experimentando a técnica. Mas eu gostei muito que, apesar desses dois pontos, muitos não só participaram, como provaram que focus stacking tem um propósito maior que um mero truquezinho. Ótimo trabalho, pessoal!

Fotos com focos (clique ao lado para ver a galeria em uma página)

Versões maiores para usar como papel de parede estão na nossa galeria do Flickr. A próxima chamada para o Desafio Fotográfico será feita, como sempre, às quartas-feiras, e você pode acompanhá-las por este link ou pelo Facebook.