Esqueça sua lanterna, suas pulseirinhas brilhantes de balada, e também seu smartphone. Há um novo pincel para pinturas feitas com luz. E ele se chama LightScythe. Trata-se de um longo bastão com luzes de LED controladas por computador, e que é capaz de criar imagens incríveis.

A técnica do light painting, para aqueles que não a conhecem, consiste em desenhar algo com uma fonte de luz enquanto uma câmera captura imagens com longa exposição (você pode ver outros exemplos clicando aqui). Mas a nova ferramenta é bem diferente. Usando uma vara coberta de LEDs, uma ou duas placas arduino e um laptop, o Mechatronics Guy conseguiu criar algo que exibe camadas diferentes de cor, que podem ser controladas e pré-programadas. A câmera abre, ele faz um rápido desenha, ela se fecha. Pode não ter graça assistir ao processo, mas quando você vê o resultado criado, é incrível. Ah, e você pode até tentar construir sua própria LightScythe.

O Mechatronics Guy decidiu não entrar no chato caminho de patentes e afins. Ele preferiu abrir todas as instruções de construção em seu site. Isso é ótimo, porque queremos mais pessoas usando isso. Ao trabalho, internet. [The Mechatronics Guy via Geek.com]

(Imagens por The Mechatronics Guy)