Você usa o Facebook na web e, quando em trânsito, no celular. Embora os apps mais badalados sejam os dos sistemas mais badalados (Android e iOS), até mesmo aqueles aparelhos mais simples, que só rodam apps feitos em Java, têm um Facebook para chamar de seu. E é ali que a rede social lançou filtros para fotos — sim, alguns dos mesmos que você vê no Instagram!

Comparar o novo recurso ao Instagram seria covardia, já que são apenas dois filtros: preto e branco e sépia. Por outro lado, é a primeira vez que o Facebook se aventura na edição de imagens na nuvem, coisa que o Google+ faz como poucos graças ao espólio do Picnik integrado. E, embora a associação ao Instragram seja natural, é bem capaz que as duas coisas não tenham nada a ver uma com a outra; rumores sobre filtros nativos no Facebook pairam por aí desde agosto do ano passado.

O Facebook para celulares simples funciona em, segundo o Facebook, mais de 2500 aparelhos e permite desempenhar ações básicas como atualizar status, enviar fotos (agora com filtros!) e comentar e curtir o que os seus amigos fazem. É impossível dizer se esse recurso será estendido a outros apps ou mesmo à web, mas pelo menos ele mantém firme a promessa de Mark de que o Instagram segue independente do Facebook mesmo com a aquisição. [Facebook Brasil]