O pânico tomou conta do Twitter no final da tarde de ontem com a notícia de que mais de 55 mil senhas de perfis no Twitter tinham vazado. Nós também publicamos. No fim das contas, parece que tudo não passou de um… hoax.

O alerta foi dado pela Safernet via Twitter:

“EXCLUSIVO: concluímos a análise das 55 mil contas do twitter cujas senhas “vazaram” segundo a imprensa noticiou ontem. Trata-se de um hoax!

A lista divulgada ontem tem 58973 entradas, sendo 21.974 duplicadas ou vazias e 36999 contas únicas [...]

[...]das 36999 contas únicas, 23.454 constam de 1 lista antiga vazada pelo LulzSec em junho de 2011 e as 13545 contas restantes são spammers”

Há pouco conversamos com Thiago Tavares Nunes de Oliveira, diretor-presidente da Safernet. O hoax foi descoberto quando compararam as listas de supostos nomes de usuários e senhas publicadas via Pastebin com outra vazada pelo Lulzsec em junho do ano passado. Além do total divulgado ser diferente do observado na prática (havia um punhado de entradas duplicadas), o restante era de contas de spammers, em sua maioria já desativadas pelo próprio Twitter. Em comunicado, o Twitter confirmou a alegação da Safernet: as contas ou foramsuspensas, ou os dados estão incorretos.

O real motivo da criação desse hoax não é sabido, mas Thiago aposta que quem está por trás disso se aproveitou do delicado momento em que fotos íntimas de uma atriz famosa vazaram para chamar a atenção. Chamou a atenção dele, também, o fato de a notícia só ter repercutido no Brasil. [@Safernet]