Como redefinir a política brasileira? Falamos ontem sobre o estudo Sonho Brasileiro da Política, que quer saber como a política pode ganhar um novo significado nas mãos dos jovens. A verdade é que já estamos buscando novas formas de atuação política – não necessariamente dentro de partidos e cargos públicos tradicionais, mas por outros meios e na tentativa de aumentar a participação do povo nas decisões do governo.

Três iniciativas brasileiras em especial já buscam isso: o Data 4 Good, que filtra o que é notícia verdadeira e o que não é; o Ônibus Hacker, para a troca de conhecimento na estrada; e a Benfeitoria, uma plataforma de mobilização para projetos de impacto social. Essas iniciativas aparecem na pesquisa do Sonho Brasileiro e mostram como os jovens já estão empenhados em mudar a política tradicional.

Data4Good

Um dos grandes problemas da internet é a disseminação de informações falsas ou de procedência duvidosa. O Data4Good procura trazer informação de qualidade: semanalmente, o site traz infográficos sobre temas de interesse público com o objetivo espalhar informações confiáveis que ajudem na tomada de decisões políticas conscientes.

Ônibus Hacker

Um ônibus que viaja o Brasil e leva ações políticas para todos os lugares. O pessoal do Ônibus Hacker se instala em uma cidade e realiza oficinas para ensinar a criar aplicativos, rádios comunitárias, saraus de poesia e muito mais. A ideia do ônibus hacker é fazer uma “invasão”  do bem que mostre às pessoas que os atos políticos podem ser traduzidos de muitas maneiras — desde votar conscientemente até criar um aplicativo que ajude uma comunidade.

Benfeitoria

O pessoal da Benfeitoria desenvolve conteúdo e ferramentas para estimular pessoas e instituições a participarem de projetos de impacto social – seja pelo lado financeiro (através de crowdfunding) ou através de atos colaborativos (crowdsourcing)

E vamos lembrar que o projeto de arrecadação de fundos do estudo Sonho Brasileiro da Política acaba hoje, mas ainda dá tempo de contribuir. Faça a sua parte!

[Imagem de destaque via]