O Twitter devia uma atualização no design do seu app para Android e enfim ele chegou: quem tiver do 4.0 (Ice Cream Sandwich) para cima pode atualizar para um novo Twitter mais bonito e com suporte a gestos.

Do que gostamos

Ele está lindo. Finalmente o app do Twitter adotou o tema Holo, que existe desde o Ice Cream Sandwich. As fontes estão maiores e a navegação pode ser feita por gestos: deslize o dedo na tela para mudar da linha do tempo para menções, a aba descobrir e o seu perfil. Tudo simples e rápido, como em vários outros apps do Android.

Do que não gostamos

Trocar de conta ficou terrível. Antes, era só apertar o botão “menu” e escolher qual conta usar. Agora não. Você precisa ir até a aba conta e clicar no botão para isso – o mesmo serve para acessar as configurações do app. Muito mais trabalho do que antes.

O app também incluiu dicas de usuários e hashtags para ajudar na hora de escrever um tuite. Digamos que você quer citar algum amigo na mensagem: você digita o @ e começa a escrever o nome dele e o app mostra sugestões – mas aqui fica a ressalva que não funciona como eu imagino que seria o ideal. Eu tentei citar o Leo Martins e ao escrever “@l” o Twitter me sugeriu a Lady Gaga. Seria mais inteligente se fossem sugestões baseadas em quem eu sigo e quem me segue, não?

Você pode atualizar direto do seu smartphone ou tablet ou baixá-lo no link a seguir: [Google Play Store]

ATUALIZAÇÃO: Diferentemente do que o Twitter diz na descrição das novidades do app, a mudança vale também para o Gingerbread, como nos avisou o leitor pumpkin_link nos comentários. Ele disse que todas as novidades também aparecem no Android 2.3. Por tanto, você não precisa ter do 4.0 para cima para usar o novo e belo Twitter. Valeu pela dica!