Ultrapassando a Samsung e a LG, a Apple obteve uma patente que descreve como a empresa poderia fabricar uma nova geração de superfícies curvas com touch.

A patente número 8.603.574 – ou “Sensor Curvo de Toque –, descreve uma técnica de fabricação para superfícies de toque curvas que minimiza os problemas causados pela deformação. A inovação, sugere o texto da patente, poderia ser usada em telas, touchpads, mouses e outras… coisas. O Apple Insider descreve a tecnologia:

Para evitar a deformação devido ao processo de fabricação (a têmpera do material a ser curvado), a patente propõe uma técnica que deposita uma película condutora fina sobre um substrato flexível enquanto ele ainda está plano. Uma vez que os eletrodos são colocados no local, o pacote de substrato, película e eletrodos é colocado contra uma fôrma curva, que logo é aquecida. O processo resulta em um sensor de toque curvo e não deformado coberto por uma película fina que se ajusta completamente ao processo de tratamento térmico.

Algumas das atuais superfícies curvas com touch na verdade usam um substrato plano, com um vidro curvado que gera a aparência côncava, uma forma de trapacear o limite tecnológico atual. A nova técnica eliminaria essas trapaças e, de acordo com a patente, poderia produzir touchscreens mais finos do que os que usam o truque do vidro curvado. A patente também sugere que outras formas estranhos e interessantes – como ondas! – podem ser criadas através da aplicação de um segundo ou terceiro substrato. É provável que isso seja completamente inútil, mas não deixa de ser divertido.

Como sempre, é importante perceber que a patente apenas sugere que a Apple está pesquisando esse tipo de tecnologia e não necessariamente planejando colocá-la em produção. Mas com a tendência atual de telas curvas, é provável que a Apple esteja ao menos pensando na ideia, mesmo que nunca seja usada. Vamos esperar para ver.

[Apple Insider via USPTO]